10 dicas de prevenção do coronavírus para quando você precisar sair de casa

4 minutos para ler

Vai precisar ir ao supermercado fazer suas compras ou na farmácia para comprar remédios ou itens de prevenção? Separamos algumas dicas de cuidados essenciais que você deve ter ao sair de casa. Confira. 

1. Use sempre a máscara   

As máscaras descartáveis podem sim ser eficazes para prevenção ao novo coronavírus. De acordo com a especialista em infectologia Raquel Stucchi, a máscara descartável, inclusive a caseira, pode garantir até 70% de proteção. 

2. Mantenha uma distância mínima de 1,5 metros de outras pessoas 
O coronavírus não é transmitido pelo ar, mas pelo contato com gotículas expelidas por uma pessoa contaminada. Essa distância mínima é a necessária para que você não seja atingido.  

3. Cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar 

Esta atitude, conhecida como a etiqueta da tosse, evita a contaminação das mãos, que é um dos principais veículos propagadores de doenças. 

4. Não toque em regiões do rosto, como olhos, boca e nariz 
As mãos são consideradas um veículo comum para a transmissão de infeções. 

5. Use lenços descartáveis para tocar em objetos ou superfícies 
Os especialistas ainda não sabem ao certo quanto tempo o vírus pode ficar sobre uma superfície, mas é fato que essas superfícies como maçanetas, botões de elevadores, corrimãos, etc. são um grande meio de propagação do coronavírus. Dessa forma, utilizar lenços descartáveis para tocas nessas superfíceis acaba sendo bastante eficaz para a prevenção. Não se esqueça de jogar fora o lenço assim que utilizar. 

6. Não cumprimente pessoas com toques 
Para evitar a contaminação, devemos limitar o contato humano. Em meio a isso, estão aperto de mão, abraços e beijos. 

7. Evite usar acessórios (relógios, anéis ou pulseiras) 
Esses objetos podem atrapalhar na hora de manter a higiene, pois podem passar desapercebidos e serem áreas de acúmulo de vírus. O ideal é que não usem esse tipo de acessório durante o período. Se for usá-los, lembrar sempre de lavar tudo com água e sabão e usar álcool gel 70%, sempre que não tiver acesso ao sabão, quantas vezes por dia for possível.  

8. Higienize as mãos ao sair e ao chegar em casa com água e sabão, ou álcool em gel  

Manter a higiene das mãos é fundamental para evitar o coronavírus, pois ao tocarmos em superfícies ou objetos infectados podemos, involuntariamente, nos contaminar ao colocarmos elas em nossa boca, nariz e olhos. 

9. Sempre que chegar em casa da rua, tire os sapatos e troque a roupa. 

Deixe reservado algumas “roupas de rua”. Se não quiser lavar diariamente, deixe-as sempre no mesmo lugar, evitando ficar transitando dentro de casa com ela. 

10. Lave bem as frutas e verduras e passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenadas 

Lave os alimentos crus em água corrente e mergulhar as verduras e frutas em uma solução contendo água sanitária diluída em água. 

Posts relacionados

Deixe um comentário