8 Dicas de Segurança para seu cartão

4 minutos para ler

Os cartões de crédito facilitaram bastante a vida de muitas pessoas, ajudando-as a viverem melhor; mas, infelizmente, existem as fraudes e nós precisamos ficar atentos às dicas de segurança para não cairmos em golpes. 

Para isso, trouxemos o nosso Superintendente de Risco, Thiago Amarante para dar dicas para manter seu cartão seguro. Confira. 

E-mail’s, SMS’s e ligações confirmando dados sobre sua conta 

Uma das técnicas de golpes mais comuns são e-mails ou mensagens de texto – supostamente enviados pela administradora do cartão – pedindo para que você confirme seus dados. Isso é uma tentativa de golpe em 100% das vezes. Nenhuma administradora de cartão utiliza desses meios para confirmar dados dos clientes. Então fique atento e não forneça seus dados em hipótese alguma.  

Confira a segurança dos sites de compras   

Outra prática comum é o roubo de dados nos momentos de compras online. Por isso, é necessário muito cuidado na hora de digitar seus dados em algum site. Confira a veracidade do site e a qualidade do serviço. Desconfie sempre de preços muito baixos, por exemplo. Em alguns navegadores é possível ver o ícone de um cadeado ao lado do link do site, isso indica que o site é confiável. Além disso, é recomendada a instalação de um antivírus para garantir a segurança da sua máquina.  

Nunca digite sua senha em sites

As senhas de cartões de crédito devem ser utilizadas apenas em compras físicas. Em sites de compras, os dados pedidos costumam ser: número do cartão, data de vencimento e código de segurança.  

Mantenha o sigilo 

Parece óbvio, mas é de extrema importância: nunca compartilhe a senha do seu cartão!  

Os cuidados com a senha são normalmente negligenciados por vítimas de golpes, por isso lembramos algumas dicas básicas:  

  •  Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar;  
  •  Não escolha datas de nascimento, nem repita o mesmo número como senha de todos os seus cartões;  
  •  Não empreste seu cartão em hipótese alguma.  

Atenção aos pagamentos

Ao efetuar pagamentos com o cartão de crédito, procure acompanhar o processo de preparação do comprovante, evitando que o cartão fique longe de vista. Além disso, fique atento à aproximação de estranhos na hora de digitar a senha.  

Máquinas de cartão

Um golpe comum é a falsificação de máquinas que registram seus dados e sua senha ao invés de realizar a operação. Máquinas falsificadas costumam ter um tamanho maior, teclas borradas ou sem destaque e erros de operação frequentes. Para reconhecer a fraude, fique atento à sequência das informações requisitadas, preste atenção aos detalhes.  

Monitore sua fatura

Fique sempre de olho no extrato da fatura do seu cartão pelo aplicativo. Apesar de não evitar diretamente o crime, este hábito te permite identificá-lo com antecedência para que possa notificar a administradora do cartão e tomar as providências necessárias.  

Guarde o seu cartão em um lugar seguro

Sabemos que falar é fácil, mas é importante estar sempre atento e manter o cartão próximo de você. Contudo, imprevistos acontecem, então em caso de perda ou furto, ligue imediatamente para a administradora do cartão para bloqueá-lo e evitar que ele seja utilizado de forma indevida.  

Posts relacionados

Deixe um comentário