ações de marketing para o natal ações de marketing para o natal

8 ações de marketing para o Natal da sua loja

6 minutos para ler

O crescimento das vendas em shopping no Natal de 2018 foi de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O bom resultado se soma ao crescimento de 6,0% no Natal de 2017 e confirma um cenário otimista para o varejo. Por isso, nada de deixar para a última hora suas ações de marketing para o Natal.

Além dos fatores culturais que fazem da data a mais forte do calendário sazonal do comércio brasileiro, as compras do fim de ano têm um empurrãozinho do 13º salário recebido pelos trabalhadores do mercado formal. Para completar a festa, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que 91 mil pessoas serão contratadas para vagas temporárias para o Natal de 2019. 

Ainda segundo a CNC, o Natal deve movimentar 36 bilhões de reais no varejo, então o lojista tem todos os motivos para estar animado com as festas de fim de ano. Neste artigo, a gente traz oito ações de marketing para o Natal que podem ajudar você a aproveitar o máximo do potencial econômico da data. É só seguir a leitura com a gente.

8 ideias de ações de marketing para o Natal da sua loja

Seja na internet, seja na sua loja, ações de marketing bem planejadas podem atrair novos consumidores, fidelizar clientes e até mudar a imagem da sua marca. Essas são as nossas oito dicas para fazer no próximo Natal, ou melhorar o que a sua loja já teve.

1. Entre no clima natalino

Segundo a tradição, o dia para montar a árvore de Natal é quatro domingos antes do 25 de dezembro. A data, em 2019, cai no 1º de dezembro. Melhor impossível, não? Então, nada de ficar de fora. Invista em uma bela árvore de Natal e decoração típica.

Trabalhe ações no PDV que criem o famoso clima natalino. Somar as boas práticas de vitrinismo e merchandising à tradição das festas de fim de ano é um ótimo primeiro passo para o seu plano de ação.

2. Crie espaços temáticos na sua loja 

Se você tem um comércio com portfólio amplo de produtos, como um supermercado ou loja de presentes, não deixe de aproveitar essa época do ano para vender produtos típicos como árvores de Natal e seus penduricalhos. Vale também criar um espaço temático na loja, concentrando esses itens. Luzinhas, toalhas de mesa, velas e guardanapos decorados são outros produtos de sucesso nessa época do ano. 

3. Mude sua identidade visual digital

Mesmo que você não faça vendas na internet, nada de subestimar a importância da sua presença digital. No Facebook, por exemplo, troque suas imagens de perfil e capa por novas com apelo natalino. Concentre suas promoções em produtos que dialogam com a data e crie uma identidade visual temporária que ajude seus clientes a associarem sua loja ao Natal.

4. Ofereça cupons de desconto

O bom e velho cupom de desconto não perdeu seu charme. Você pode começar sua estratégia já na Black Friday: ofereça cupons válidos apenas até o Natal e incentive seus clientes a voltarem à sua loja para as compras de fim de ano. Cupons também são ótimos para bombar suas mídias sociais. Divulgue uma arte no seu Instagram, por exemplo, e peça que os clientes tirem uma captura da tela e apresentem no caixa.

5. Crie combos de produtos

Alguns clássicos das vendas funcionam ainda melhor no Natal. Combos de produto, por exemplo, são uma ótima ideia. Supermercados podem agrupar produtos típicos da ceia de natal como passas, castanhas e espumantes ou cidras com guardanapos decorados, de modo que o cliente se sinta incentivado a levar todos os itens em troca de um desconto. 

6. Dê um presente de Natal para os seus clientes

Natal é sinônimo de presentear, certo? Logo, por que não presentear seus clientes? Estipule uma data — 1º de dezembro é a nossa sugestão — e distribua números para um sorteio na semana do Natal.

Você conhece seu cliente melhor do que ninguém, mas uma bela cesta de produtos típicos é uma ideia simples e cativante. É só juntar passas e frutas secas, um ótimo panetone, alguns chocolates, um bom espumante e o que mais sua criatividade mandar. 

7. Promova uma ação social

Natal também é época de caridade e pensar mais no próximo. Seu negócio só tem a ganhar promovendo ações sociais o ano inteiro, mas esse efeito é ainda mais forte no fim de ano. Além de fazer o bem, você trabalha a percepção das pessoas sobre a sua marca, o que entra na sua estratégia de branding. Opções não faltam: fazer uma doação a uma instituição da sua região, ou entregar presentes a crianças em situação de vulnerabilidade são duas opções.

8. Faça um evento de liquidação pós-Natal

Tudo bem, essa não é bem uma ação de marketing para o Natal, mas vale como um bônus. Em muitos países, há a tradição de realizar um grande saldão de produtos no dia seguinte ao Natal. A ideia, claro, é vender o que sobrou e começar o ano novo com espaço de sobra no estoque. 

Diferentemente de muitos países de língua inglesa, por aqui 26 de dezembro é dia útil. Em vez de criar promoções, como você já faz, a ideia aqui é organizar um evento, criando um buzz para o grande dia em que os preços vão estar baixos, mais ou menos como você faria com a Black Friday.

Com suas ações já planejadas, uma dica extra é pensar nas suas metas de venda e métricas. Se você criar combos de produtos ou cupons de desconto, acompanhe os números de venda e de adesão.

Após a leitura das nossas dicas, é hora de botar a mão na massa e criar campanhas e ações de marketing incríveis para o Natal.

Cheio de ideias para as suas ações de marketing para o Natal? Então, confira este artigo com 6 dicas de marketing para pequenas empresas e boas vendas!

Posts relacionados

Deixe um comentário