app de cartão de crédito app de cartão de crédito

Como usar o app do cartão de crédito? Dicas práticas para te ajudar

6 minutos para ler

São muitas as vantagens do cartão de crédito: menos preocupação com dinheiro na carteira, possibilidade de parcelar suas compras e comprar pela internet. Mas para realmente aproveitar ao máximo essa comodidade, não pode ficar faltando o aplicativo do cartão de crédito instalado no seu celular. 

Com os aplicativos, você consegue resolver quase tudo relacionado a ele sem gastar tempo com ligações e pontos de atendimento. Para conferir vantagens e dicas do que você pode fazer por meio do app do cartão de crédito, é só seguir a leitura. Confira!

Vantagens do app de cartão de crédito

Você tem ótimos motivos para baixar o aplicativo do seu cartão de crédito! Trocar algo que, hoje, faz pessoalmente ou por telefone pelo uso do aplicativo é seguir um caminho mais prático e seguro. Pense que, por exemplo, ao receber uma fatura por correspondência, todas aquelas informações pessoais suas estão circulando e expostas a perda ou roubo. Porém, ao consultar e pagar a fatura por meio do app do cartão, só você, com sua senha do aplicativo, tem acesso àqueles dados.

Também fica muito mais fácil desenvolver uma rotina de controle financeiro e consultar suas faturas mês a mês para entender quanto e onde gastou seu dinheiro. Se você ainda não tem o app do seu cartão de crédito instalado, vá lá na lojinha de aplicativos do seu celular e baixe já. A seguir, vamos explicar algumas funções comuns à maioria deles!

Formas de usar o aplicativo do cartão

Vamos conferir algumas funções que você pode aproveitar pelo app do seu cartão!

Conferir e pagar a fatura

Sempre que uma nova compra é feita, ela aparece na sua fatura no app. Isso é ótimo para manter o controle dos seus gastos. Muitos aplicativos, inclusive, os dividem em categorias (alimentação, lazer, transporte etc). Você pode checar sempre o total da fatura — sem surpresas no fim do mês!

Caso mais de uma pessoa na sua família tenha cartões associados à mesma fatura, você pode acompanhar qual gasto é de cada pessoa. Inclusive, a maioria dos apps tem a opção de ativar notificações. Isso permite não apenas controle, mas também saber na hora caso alguém use seu cartão sem autorização, permitindo tomar uma atitude rapidamente.

Também é possível pagar a fatura do cartão pelo próprio dispositivo. Se você tiver conta no mesmo banco, dá para fazer o pagamento diretamente com o saldo da sua conta ou, se for o caso, gerar o boleto de cobrança.

Pedir o parcelamento da fatura do cartão

Algumas regras relacionadas aos cartões de crédito foram aprovadas em 2017 e estão válidas desde então. Não é mais possível, por exemplo, pagar o mínimo da fatura por mais de um mês — o que causava as famosas bolas de neve, quando a pessoa entrava nos altos juros do rotativo, pagando apenas o mínimo enquanto a dívida só aumentava! 

Agora, se você não conseguir pagar o total da sua fatura, deverá realizar o parcelamento do cartão de crédito no mês seguinte. Essa também é uma função a que você tem acesso nos apps de cartão de crédito. Porém, embora os juros do parcelamento sejam menores que os do rotativo (não costumam passar de 10% ao mês), eles são altos e a dica é sempre se planejar para pagar à vista a fatura do cartão.

Alterar a data de vencimento da fatura

Ter um cartão de crédito é como ter um valor que você pode pegar emprestado todo mês e, se pagar até o vencimento, não há juros por esse empréstimo. Por isso, se você recebe seu salário sempre no mesmo dia, coloque o vencimento da fatura para poucos dias depois de seu pagamento cair na conta.

Dessa forma, fica mais fácil pagar em dia, já que não precisa ficar “segurando” o dinheiro, e você pode realizar suas compras logo em seguida, tendo o mês inteiro antes da próxima fatura. Assim, dá para deixar qualquer economia que tiver rendendo durante o mês (poupança ou algum título, por exemplo). Mudar a data de vencimento também é uma função que você encontra no app do seu cartão!

Cartão virtual 

Já ouviu falar em cartão virtual? Esse é um recurso que muitos cartões de crédito oferecem e pode ser bem útil se você faz compras pela internet. O cartão virtual é um novo número de cartão de crédito associado à mesma conta e fatura. 

Assim, quando você for comprar online não precisa utilizar o número do seu cartão físico. Isso tem algumas vantagens: facilita na hora de separar os gastos e, caso perca seu cartão físico, ainda tem o virtual para usar. Por outro lado, se seu cartão virtual for vítima de alguma fraude, você não precisa trocar o físico. Esse também é um serviço disponível nos apps.

Aumentar o limite

Pode acontecer de termos um cartão de crédito aprovado e nos decepcionarmos com o limite oferecido, por acharmos pouco. A melhor forma de aumentar seu limite é construindo uma boa relação com a operadora, pagando as faturas sempre em dia.

Por outro lado, pode acontecer também de o limite oferecido ser bastante alto e parecer um pouco demais para nossa renda. Muitos apps de cartão de crédito oferecem, no aplicativo, as opções de reduzir o limite (para melhor controle pessoal) ou solicitar um aumento, caso o valor seja insuficiente para seus gastos. 

Acompanhar pontos acumulados e outros serviços

É comum que cartões de crédito ofereçam outros serviços, como programas de fidelidade, em que você acumula pontos que pode trocar por produtos, serviços ou milhas para passagens de avião. Outros oferecem o chamado cashback, em que uma parte do valor de cada compra volta para você como crédito. Normalmente esses pontos podem ser acompanhados pelo próprio app do cartão!

Pode ser, também, que seu cartão tenha outros serviços, como seguros contra roubo e recarga para celular pelo app. Então, vale a pena explorar o aplicativo, conferir o que mais é oferecido e se aquele serviço é vantajoso para você ou não. 

Já está aproveitando todas facilidades do app do seu cartão de crédito? Ainda não tem um cartão? Não deixe para mais tarde, entre em contato, tire suas dúvidas e adquira seu cartão FortBrasil!

Posts relacionados

Deixe um comentário