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Bandeiras de cartão de crédito: qual a diferença entre elas?

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Você conhece as bandeiras de cartão de crédito e sabe como elas funcionam? Ter uma noção mais clara de como acontece a aprovação de uma compra por esse meio de pagamento e das bandeiras mais usadas ajuda a fazer a melhor escolha e a definir boas opções para o cliente.

Com a expansão do mercado, também podemos observar o surgimento de novas bandeiras, o que aumenta a competitividade do setor e pode trazer boas oportunidades para clientes e lojistas.

Neste artigo, explicamos a você quais são as diferenças entre as principais bandeiras de cartão de crédito, a fim de que seu negócio opte pela escolha mais vantajosa para receber por seus produtos ou serviços. Acompanhe!

Uso do cartão de crédito no mercado brasileiro

A praticidade e a facilidade de fazer compras com o cartão de crédito conquistou os brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pela Minsait, existem mais de 150 milhões de cartões emitidos no país e, em 2018, foram movimentados R$ 1,55 trilhão em compras com esse meio de pagamento.

No primeiro trimestre de 2020, os brasileiros gastaram 14,1% a mais no cartão de crédito em comparação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Cartões e de Crédito e Serviços (Abecs).

O Índice Neurotech de Desenvolvimento do Consumidor (INDC) apontou que a demanda de cartões de loja teve aumento de 57% em julho em relação a junho, e de 22% em agosto, comparado ao mês anterior. Essa recuperação pode ser creditada à reabertura do comércio após o lockdown para conter o Coronavírus, além da adaptação de muitas redes, na tentativa de aproveitar o aumento do consumo on-line que ocorreu durante o isolamento social.

Independentemente do segmento ou tamanho da sua empresa, já é quase impossível não oferecer essa opção de pagamento para seus clientes. Para isso, você precisa contar com uma maquininha de cartão e com um fator muito importante, que é aceitar diferentes bandeiras de cartão de crédito, por exemplo:

  • Mastercard;
  • Visa;
  • Hipercard;
  • Elo;
  • American Express;
  • e Diners Club.

Principais bandeiras de cartão de crédito

Com tantos cartões sendo emitidos no nosso país e ao redor do mundo, é comum que as ofertas de bandeiras também cresçam. A Mastercard e a Visa são algumas das mais conhecidas no mercado, mas outras concorrentes também têm ganhado destaque. Com base nos números disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, separamos as 4 principais bandeiras de acordo com a quantidade de cartões ativos. Confira!

Mastercard

Fundada nos Estados Unidos em 1966, a Mastercard é uma das maiores empresas de tecnologia de pagamentos do mundo. Além da bandeira Mastercard, ela ainda conta com outras duas: a Cirrus, habilitadora para saques em redes de caixas internacionais, e Maestro, que destaca a função débito dos cartões.

Presente no Brasil desde 1996 e atual líder em quantidade de cartões ativos, a companhia tem parcerias com grande parte dos bancos brasileiros, além de empresas de Private Labels. Isso a ajuda a expandir sua marca e ser cada vez mais aceita nos milhares de estabelecimentos por todo o país.

Visa

Fruto de uma grande joint venture (empreendimento em conjunto) americana, a BankAmericard nasceu em 1958 e, 18 anos depois, se tornou a famosa Visa, que todos nós conhecemos. A internacionalização da marca foi rápida: em 1971 ela já estava no Brasil e, pouco depois, começou a fazer parcerias com a Credicard para expandir as suas operações.

A empresa sempre esteve entre a preferência dos brasileiros, mas nos últimos anos viu seus números caírem um pouco, em virtude do crescimento da concorrência. Ainda assim, é muito fácil encontrar negócios que aceitem os cartões Visa como forma de pagamento, no Brasil ou em outras partes do mundo.

Hipercard

A Hipercard, que também é nacional, surgiu como um cartão fidelidade oferecido pelas lojas da rede Bom Preço. Com alta popularidade, a marca foi comprada pelo Itaú Unibanco em 2004 e se tornou uma bandeira de cartão reconhecida pelos principais credenciadores, com mais de 32 milhões de transações realizadas por mês.

Elo

A bandeira de cartões Elo foi lançada no mercado apenas em 2011 e é 100% brasileira. A empresa é fruto de uma holding entre o Banco do Brasil e o Bradesco, além de uma forte parceria com a Caixa Econômica Federal. Apesar do seu pouco tempo de existência, a Elo vem atingindo bons números de crescimento e, aos poucos, está se tornando mais conhecida no mercado.

O papel das bandeiras de cartões

As bandeiras atuam como órgãos reguladores, responsáveis pela definição das regras do mercado de cartões e também atuando como ponte entre o adquirente e o cliente.

Os adquirentes fazem a comunicação entre a loja e os bancos responsáveis pela emissão dos cartões, efetuando as transações financeiras. O mercado de adquirentes era dominado por um monopólio formado por duas empresas: Cielo e Rede. Porém, há outras corporações atuando no momento.

São os adquirentes que trabalham com as bandeiras de cartões, fazendo a conexão para que as transações sejam liberadas por essas empresas, em mercado nacional ou, até mesmo, em compras internacionais (lojas no exterior ou e-commerces).

As diferenças entre as opções de mercado

Para os clientes, a escolha da bandeira de cartão pode implicar diversas vantagens ou ser motivo de dor de cabeça em algumas situações. Isso porque existem diferenças entre os serviços oferecidos por cada uma delas e é preciso escolher uma opção que melhor se adapte ao perfil do consumidor.

Quanto mais vantagens uma bandeira de cartão de crédito oferece para o cliente final, maiores são as chances de obter sucesso no mercado. Por isso, você deve manter o foco nesses benefícios, a fim de conseguir atender cada vez mais pessoas!

Presença internacional

Por serem marcas globais, é muito fácil utilizar cartões com bandeiras Visa e Mastercard nas mais diversas partes do mundo. As duas estão presentes em mais de 200 países e são muito consolidadas nos destinos mais comuns, como Estados Unidos e Europa.

Os cartões com bandeira Elo também já estão ganhando espaço no mercado internacional. Para identificar se o estabelecimento aceita o cartão, basta procurar pelas bandeiras Diners e Discover. Mas para quem precisa fazer uma viagem para outro país e tem cartão Hipercard, o aconselhável é procurar por outra bandeira, pois ele é voltado para as compras em estabelecimentos específicos no Brasil.

Programas de fidelidade

As quatro principais bandeiras de cartão citadas neste conteúdo oferecem diferentes programas de fidelidade. Em todos eles, a cada compra realizada pelo cliente, são acumulados pontos que podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos exclusivos.

Carteira digital

Somente Mastercard e Visa oferecem este excelente serviço para quem faz muitas compras pela Internet: a carteira digital. Você faz o cadastro do seu cartão de crédito no site oficial das bandeiras uma vez e, em todas as lojas parceiras, torna-se possível fazer suas operações com apenas um clique.

Os cartões Private Label

O private label é outra forma de pagamento, que vem conquistando um bom espaço entre empresas e consumidores. Trata-se de um cartão privado relacionado à marca, mas vinculado a empresas que trabalham com o crédito para o consumidor.

Por não necessariamente trabalhar com uma bandeira conhecida, nem sempre ele é aceito em outros estabelecimentos além do de origem.

Trata-se de uma boa estratégia para oferecer uma linha de crédito para clientes que têm dificuldades de obter a liberação com outras empresas, facilitando assim a compra nas lojas da rede que oferece o Private Label.

Além de incentivar as vendas, essa alternativa ajuda a criar um vínculo com o consumidor, afinal, aumenta a probabilidade que ele consuma no local em vez de pagar à vista no concorrente.

O surgimento de novas bandeiras

As bandeiras regionais têm conquistado uma boa fatia do mercado, e apresentado opções além dos nomes mais conhecidos.

Com a abertura de mercado, que abriu espaço para a concorrência, surgiram novas propostas que podem ser aproveitadas tanto em lojas físicas, como em e-commerces.

Para que consigam se destacar dentro de um mercado que já possui referências muito fortes na memória dos clientes, essas empresas se destacam por oferecer taxas mais baixas.

Podemos citar:

  • Banricompras/RS;
  • BanesCard/ES;
  • Banese/SE;
  • Cabral/DF;
  • Sorocred/SP;
  • Crediz/SP;
  • Senff/PR.

A importância da diversificação de bandeiras para os negócios

Os comportamentos dos consumidores vêm mudando ao longo dos últimos anos, e uma das exigências é oferecer variadas formas de pagamento, a fim de que eles possam concluir suas compras. Aceitar cartões de crédito das bandeiras Mastercard e Visa já se tornou um item básico para conquistar seus clientes, mas é importante diversificar as opções disponíveis.

Quando você fizer a aquisição de uma maquininha para operações de débito e crédito, é preciso pesquisar muito. Procure entender quais são as bandeiras mais utilizadas pelo seu perfil de cliente e, caso seja uma gama variada, contrate uma adquirente que ofereça um serviço mais completo.

Com tantas bandeiras de cartão de crédito no mercado, é possível que seus clientes tenham várias delas dentro da carteira. Por isso, o importante é conhecê-las bem e entender quais são as melhores e mais utilizadas. Assim, seu estabelecimento não fica para trás e nem deixa de concluir as vendas pelo fato de não aceitá-las.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre cartões, leia mais sobre a diferença entre essa modalidade de pagamento e o crediário!

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