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Crie campanhas de black friday incríveis em sua loja física

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Uma pesquisa do Google indicou que em 2019, pela primeira vez desde que a Black Friday chegou ao Brasil, o volume de compras em lojas físicas e pela internet tende a se equiparar. Em média 25% dos entrevistados responderam que pretendem comprar por ambos os meios, contra 7% em 2018.

A porcentagem daqueles que pretendiam comprar apenas por lojas virtuais, que era de 62% em 2017, caiu para 38% em 2019. Os números mostram a consolidação da data nas lojas físicas, e se você quer acompanhar esse movimento, então é bom já começar a pensar nas suas campanhas de Black Friday!

Para ajudá-lo nisso, vamos apresentar aqui algumas atitudes que você pode tomar desde já para garantir o sucesso do evento em sua loja e dicas de campanhas para a semana e o dia da Black Friday. Confira!

Por que criar uma campanha de Black Friday?

Em 2018, a Black Friday foi a segunda data que mais movimentou dinheiro no varejo brasileiro, atrás apenas do Natal, e superando inclusive o tradicional Dia das Mães. Em 2019, a Black Friday acontece em 29 de novembro, a última sexta-feira do mês, mas muitas lojas, físicas e virtuais, não se contentam com apenas um dia e criam campanhas de Black Friday que se estendem por todo o mês de novembro ou, no mínimo, ao longo de toda a semana do evento. 

A data, que nos Estados Unidos acontece sempre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, também é uma ótima oportunidade de preparar a sua operação de natal, vendendo itens parados ou de coleções antigas e abrindo espaço no seu estoque para as suas compras de fim de ano. 

O que você precisa considerar antes de criar sua campanha?

Apesar de ser conhecida por 90% dos brasileiros, é importante notar que a Black Friday no Brasil ainda é muito associada ao chamado e-commerce, ou seja, as lojas virtuais. Assim, é preciso que seus clientes e potenciais clientes saibam que o seu comércio está participando da data. O melhor jeito de garantir uma campanha de sucesso é se planejando com antecedência para o evento, então vale a pena pensar em alguns fatores e definir as seguintes estratégias:

  • trabalhe suas redes sociais desde já, assim seus clientes vão lembrar que sua loja está participando da Black Friday;
  • evite as campanhas pagas pela internet, uma vez que os valores sobem bastante essa época do ano e é difícil saber se o investimento vale o preço;
  • não entre para a lista da “black fraude”, isso é, aqueles comerciantes que oferecem o famoso “tudo pela metade do dobro”. Isso pega muito mal e pode queimar a imagem que você passa para seus clientes, além de fazer com que eles se sitam enganados. Planeje-se para dar descontos reais e agressivos;
  • analise o seu estoque com cuidado, assim você pode se planejar tanto em relação aos itens encalhados que podem ser colocados em promoção, quanto sobre aqueles de grande saída que não podem faltar;
  • prepare sua equipe e sua loja, pois não adianta fazer uma ótima campanha para a Black Friday e, exatamente no dia, perder vendas por falta de atendentes ou atrasos nos pontos de venda e na reposição.

Quais são as melhores campanhas de Black Friday para sua loja?

Precauções tomadas, vamos às nossas dicas de campanhas para a Black Friday!

Para a internet

Quem não faz marketing digital hoje em dia, com certeza está perdendo ótimas oportunidades. Mas se o seu negócio já tem uma presença forte nas redes sociais, você deve aproveitar isso ao máximo. Vale, por exemplo, trocar suas imagens de capa e perfil por artes temporárias que façam referência à Black Friday. Se você tem um grande número de seguidores no Facebook e eles são engajados, também considere criar um evento por lá e convidá-los, gerando um buzz, ou seja, comentários ansiosos para o grande dia. 

Se você está no Instagram, os stories são um ótimo canal para divulgar promoções com vídeos curtos gravados na própria loja — promova sempre suas ofertas mais agressivas. No dia da Black Friday também é uma boa ideia fazer transmissões ao vivo direto do seu estabelecimento, mostrando o movimento e os seus diferenciais em relação à concorrência. 

Outra ótima oportunidade está no WhatsApp, o aplicativo de mensagens favorito dos brasileiros. Se você já realiza parte do seu processo de atendimento ao cliente por lá, ou talvez até tenha um grupo com eles, não deixe de aproveitar para adiantar algumas das suas ofertas. Apenas tome cuidado para não exagerar no volume de mensagens e não ser invasivo.

Por último, o e-mail não está morto! Ele pode ser um ótimo aliado para anunciar sua participação na Black Friday à sua base de clientes. Se você já pede o endereço eletrônico deles na hora de realizar cadastro, consegue ter acesso a essa base e, então, pode pensar em um conteúdo que explore o melhor das promoções que estão por vir.

Para a sua loja

A primeira dica é tão simples quanto indispensável: decoração e vitrine. Muitas pessoas saem às compras na sexta-feira da Black Friday para descobrir ofertas, então procure chamar a atenção de quem estiver passando. O preto tradicional da data pode ser combinado com as cores da sua marca em balões, banners e o que mais a sua criatividade e de toda a equipe mandar. Além disso, indique os produtos que estão em oferta e abuse das porcentagens de desconto em letras garrafais. 

Uma reclamação comum de alguns comerciantes sobre a Black Friday é que muitas pessoas simplesmente adiantam as compras do Natal, enfraquecendo o desempenho do principal feriado do ano. Uma dica para mudar esse jogo é oferecer cupons de desconto válidos só até o 25 de dezembro. Por exemplo, se você entrega um cupom de 20% de desconto nas suas vendas acima de um certo valor na Black Friday, você cria um incentivo para que aquele comprador escolha a sua loja para as compras de fim de ano.

Vale pensar, ainda, além das ofertas tradicionais. Dependendo do seu ramo, promoções do tipo “compre um e ganhe outro” podem ser uma ótima opção. Trabalhe também nas condições de pagamento, oferecendo descontos agressivos à vista ou melhores opções de parcelamento, conforme o perfil do seu público. Se você colocar isso tudo em prática, são ótimas as chances de que a sua Black Friday seja um sucesso e se consolide como uma das grandes datas comerciais no calendário do seu negócio!

E se você gostou das nossas dicas de como criar campanhas de Black Friday, vem dar uma lida neste outro conteúdo sobre como definir metas de venda estratégicas para sua empresa!

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