Carnaval em família Carnaval em família

Carnaval em família: 8 ideias para curtir sem preocupação

6 minutos para ler

O carnaval faz parte de um dos períodos mais animados do ano e, junto à família, temos uma combinação que pode render muitos momentos divertidos. O feriado é muito aguardado nos calendários escolares e, felizmente, não faltam opções para adultos e crianças curtirem a folia.

Quem imagina que esta época do ano é mais propícia para as festas entre jovens e adultos nem imagina a quantidade de bailes, blocos, atrações e eventos possíveis para curtir com os pequenos. No entanto, é preciso ficar atento aos cuidados que alguns membros da família demandam, para festejar sem problemas ou grandes preocupações.

Neste post, você vai conferir algumas dicas para curtir o carnaval em família com muito mais segurança e tranquilidade. Confira!

1. Dê preferência para a programação diurna

Apesar de os passeios e programas durante a noite também serem uma opção interessante para sair em família, as festividades diurnas são as mais recomendadas quando você deseja ir para a rua e curtir os bloquinhos de carnaval.

Isso porque, quanto mais cedo você sair de casa, menor será a chance de se separar do seu grupo ou perder seus filhos de vista em meio às multidões que se formam principalmente no final da tarde e início da noite. Se você, ainda assim, deseja sair depois das 18h, prefira espaços mais fechados e tranquilos, como shoppings, cinemas, teatros e museus. 

2. Procure locais arborizados

Para aproveitar bastante os passeios ao ar livre, é preciso tomar alguns cuidados. Não esqueça que fevereiro e março são períodos bem quentes do ano, por isso abuse da hidratação e proteção solar! A dica é passar um bloqueador no corpo inteiro antes de sair e reaplicá-lo durante a folia, sem deixar de fazer o uso de acessórios protetores, como óculos escuros, bonés e chapéus.

Felizmente, algumas programações de carnaval oferecem o combo perfeito ao conciliar alguns eventos em parques e propiciar o contato com a natureza. Por isso, priorize as praças arborizadas e locais cobertos em vez da avenida. Sua saúde agradecerá pela redução da possibilidade de uma insolação ou queimaduras solares.

3. Não se esqueça da programação infantil

Engana-se quem pensa que a programação do carnaval é voltada apenas para o público jovem. Na maioria das cidades brasileiras, é possível encontrar bloquinhos infantis e matinês destinadas apenas às crianças em clubes. Além disso, muitos outros eventos que fazem parte da folia são propícios para os passeios em família, onde as marchinhas costumam ser mais descontraídas e leves.

Para se informar sobre as melhores alternativas, procure a Secretaria da Cultura de sua cidade ou acesse o site com a programação oficial do carnaval em seu município.

4. Planeje fantasias em grupo

As crianças vão adorar se fantasiar, e por que os adultos deveriam ficar de fora da diversão? As ideias para se inspirar no carnaval em família são diversas: Flinstones, Simpsons, Os Incríveis… seja lá qual for a sua escolha, opte sempre pelas roupas mais leves, confortáveis e frescas.

Caso deseje pintar o rosto ou corpo, dê preferência para as tintas atóxicas (à base de água) e acessórios hipoalergênicos. Isso evitará reações indesejadas e dificuldades em remover os produtos depois da festa.

5. Viaje para um destino mais tranquilo

Quando a família não gosta muito da agitação ou precisa descansar, a melhor opção é planejar uma viagem para fugir da folia, certo? Vocês podem aproveitar para visitar um familiar distante, conhecer uma cidade do interior, fazer um bate-volta para uma chácara ou sítio e até descansar em uma pequena pousada localizada em alguma cidade vizinha.

Se seu orçamento familiar permitir, uma boa ideia seria passar alguns dias em um parque aquático ou hotel fazenda, com opções de entretenimento para toda a família. As crianças certamente vão adorar ter contato com animais e se divertir na piscina!

6. Redobre a atenção nos blocos

Antes de sair para a rua, é preciso conversar com as crianças sobre possíveis riscos caso elas se percam do grupo, para mantê-las calmas em situações de emergência. Estabeleça um ponto de encontro seguro no caso de afastamentos, e oriente-as a não aceitarem a ajuda ou produtos de estranhos.

Outra medida preventiva é identificar as crianças com uma pulseira ou adesivo na roupa. Nele, deve constar o nome e número de contato (celular) para agilizar o reencontro caso você as percam de vista.

7. Faça uma festa em casa

Se seus filhos são mais velhos, incentivá-los a passar o carnaval em família pode ser um desafio. Que tal resolver o problema trazendo a folia para dentro de sua própria casa? Organize um churrasco, almoço ou jantar e aproveite a ocasião para reunir os parentes, amigos e colegas dos filhos.

Para fazer o evento ainda mais divertido, combine acessórios e decorações temáticas, providencie fantasias e monte uma playlist com marchinhas e outras músicas típicas de fevereiro. Assim, a festa estará garantida para todos os convidados presentes.

8. Monte um kit para levar na bolsa

Caso prefira curtir o carnaval de rua, a dica é levar uma bolsa com o protetor solar, garrafas de água, lanchinhos leves (como sanduíches, saladas e castanhas) e uma canga de praia para fazer um piquenique ou pausas para descansar em meio à folia.

Outra dica é investir nas vitaminas e sucos de frutas, que são refrescantes, saudáveis e agradam a todos os tipos de paladares. Além disso, seus nutrientes são metabolizados de forma mais rápida, facilitando a rapidez do seu fluxo de energia.

Por fim, respeite os limites do carnaval em família. Quando começar a perceber sinais de irritação ou cansaço em alguém, prepare-se para voltar para casa. Lembre-se de que o passeio deve ser agradável para todos, assim será possível voltar à rotina com a alma renovada no fim do carnaval, sem perder a ansiedade e expectativa para o próximo ano!

Gostou das nossas dicas? Já sabe o que fazer para aproveitar o carnaval ao lado das pessoas que você ama? Então, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais! Dessa forma, seus amigos também podem ter ideias para curtir a época mais animada do ano!

Posts relacionados

Deixe um comentário