ceia de ano novo simples e barata ceia de ano novo simples e barata

Ceia de Ano Novo simples e barata para celebrar com a sua família

6 minutos para ler

O final do ano já está chegando e essa época de festas é o momento perfeito para reunir a família, os amigos, fazer celebrações e aproveitar a ocasião. Mas como é possível manter as finanças sob controle nesse momento?

Embora as palavras “ceia” e “economia” não pareçam andar juntas, é possível receber 2020 em grande estilo sem comprometer seu orçamento. O segredo está na simplicidade — o que não significa que você precise adotar um menu sem graça ou abandonar os planos que você tem para a virada do ano.

Neste post, você vai conferir algumas dicas para fazer uma ceia de ano novo simples e barata, sem deixar de encantar os seus convidados. 

Adote um menu enxuto

Simplificar o cardápio da noite não significa necessariamente tirar a elegância do jantar. Apenas troque a diversidade de aperitivos espalhados na mesa pela seguinte divisão: entrada, prato principal e sobremesa. Assim, você organiza melhor a apresentação dos pratos e já define o que deve comprar no supermercado com uma melhor precisão.

Caso esteja sem ideias, confira algumas sugestões de receitas abaixo.

  1. Pratos de entrada: cuscuz paulista, sopas, canapés de frango com abacaxi, saladas.
  2. Pratos principais: fricassê, estrogonofe, lasanha, risotos.
  3. Sobremesas: mousse de chocolate, pavê, bolinhos, sorvete.

Além disso, invista em frutas, vegetais e legumes da época, como hortelã, aspargos, cerejas e amoras. Isso reduz os custos, já que há bastante oferta desses tipos de produtos no final do ano.

Faça substituições

Não é necessário gastar excessivamente com carnes caras ou frutas exóticas ao contar com opções similares. O filé mignon, por exemplo, pode ser trocado pelo contrafilé, as framboesas por amoras, o peru pelo frango assado, os mirtilos pelas uvas e por aí vai.

Planeje as compras com muita antecedência

Defina o que vai precisar, estabeleça suas prioridades e elabore uma lista de compras com todos os itens necessários para o menu e a decoração. Assim, é possível otimizar a organização da festa e evitar imprevistos sem se esquecer de nada.

Para a ceia, considere os pratos e bebidas que serão servidos de acordo com o número de convidados e estabeleça as louças necessárias. Não se esqueça também de planejar quando e como será feita a limpeza do ambiente para receber a montagem da festa.

Lembre-se de que nem sempre o supermercado mais próximo à sua casa oferece as melhores opções para a ceia de ano novo simples e barata que você deseja.

Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa online por promoções e estabelecimentos que ofereçam as melhores oportunidades para seus planos — principalmente se você não deseja abrir mão de cidras, vinhos ou espumantes (que costumam encarecer no final do ano).

Reaproveite o que já tiver

A decoração pode ter elementos aproveitados da noite do natal ou até mesmo fornecer novos usos para itens que você já utiliza em casa. Garrafas de vidro (sejam de vinho, sejam de água) podem se transformar em excelentes vasos para flores naturais ou castiçais mais rústicos, enquanto velas, balões e fitas de aniversários antigos retomam o protagonismo na mesa de jantar.

Outra dica interessante para os itens de decoração é apostar na tendência do “faça você mesmo” (DIY). Ao montar suas próprias peças artesanalmente, você garante mais liberdade para criar arranjos personalizados e bastante econômicos.

Não se preocupe caso você imagine que não leva jeito para a decoração artesanal. Com poucas habilidades manuais e materiais acessíveis (como o papel de seda, cordas e sacos de estopa), você já será capaz de montar suportes para acomodar os pratos, anéis de guardanapos e outros acessórios que embelezam a ceia.

Dispense objetos descartáveis

Para economizar na ceia de ano novo, também é recomendado ter alguns cuidados na hora de montar a mesa. Ao escolher os acessórios e louças que precisa, evite talheres, copos e guardanapos descartáveis. Além de evitar o desperdício e gasto desnecessário com a compra desses itens, o meio ambiente agradece pelo consumo consciente do que você provavelmente já tem.

Outra vantagem é que a decoração do jantar fica bem mais elegante sem aquele visual improvisado, com copos e guardanapos de papel. Em geral, os itens descartáveis dão um ar menos acolhedor para a sua celebração.

Escolha elementos-chave que sejam acessíveis

Para uma ceia de ano novo simples e barata, aposte em peças decorativas coringa para complementar o visual do seu espaço. Para isso, não é preciso gastar muito. Uma excelente forma de colorir o ambiente com diferentes tons e dar um ar mais alegre à festa é usar copos de acrílico.

Servir as bebidas nesses tipos de recipientes é bem mais elegante do que usar copos descartáveis e, ainda por cima, você evita os itens quebráveis (um ponto importante principalmente nas festas com crianças). Deixe as taças e cristais mais refinados para a hora do brinde, à meia-noite.

Outra ideia com bom custo-benefício são os varais com pequenas luzinhas decorativas ou cordões de led, que podem tanto ser aproveitados do natal quanto comprados por baixo custo online. Essa é uma excelente dica para quem deseja manter uma iluminação charmosa ao ar livre ou simplesmente deixar seu lar mais acolhedor sem gastar muito.

Defina um valor máximo para os gastos

Você já sabe que não é possível fazer um controle de gastos eficiente sem um planejamento financeiro que leve em conta a dimensão dos seus gastos futuros. Por isso, é importante estimar os valores a serem gastos antecipadamente e estabelecer um valor-limite para ter certeza de que o seu orçamento não será comprometido com a festa que deseja ter.

O objetivo não é fazer você se sentir limitado na hora de realizar suas compras, mas sim fornecer maior controle sobre suas finanças para que tenha mais tranquilidade e disciplina na hora de gastar. Essa prática também é importante para adquirir o hábito de comparar preços antes de fechar uma compra.

Como você pode perceber, fazer uma ceia de ano novo simples e barata não é uma tarefa tão difícil quanto parece. A palavra-chave é planejamento. Nada que uma boa educação financeira não resolva!

Gostou do post? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ajude os seus amigos a economizarem junto com você!

Posts relacionados

Deixe um comentário