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Como atrair clientes novos? 12 estratégias para usar na sua loja

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Ter uma loja financeiramente saudável envolve cativar aqueles que já são fregueses, com objetivo de incentivar novas compras, e também aumentar o público. Essa última, apesar de ser uma tática de cinco a sete vezes mais cara em relação a reter os atuais clientes, é fundamental para a evolução do lucro do negócio.

Nesse cenário, fortalecer o marketing de varejo apresenta-se como uma excelente alternativa, com diferentes possibilidades de atuação. O interessante de todas essas técnicas que apresentaremos neste conteúdo é que não são excludentes — ou seja, você pode utilizar mais de uma ao mesmo tempo e optar, inclusive, por uma rotatividade entre elas para ter novidades sempre!

Acompanhe conosco e entenda de vez como atrair clientes novos!

1. Tenha parcerias

Saiba que negócios locais conseguem se beneficiar de indicações de outros comerciantes. Pensando nisso, você pode estabelecer uma relação mais próxima com colegas varejistas e trocar referências ou mesmo cartões e folhetos próximos ao caixa, por exemplo.

Amostras grátis também são uma forma importante de fazer com que mais pessoas conheçam o seu produto. Com parceiros, é possível realizar eventos e até patrocinar algum evento na sua cidade, seja uma campanha de caridade, um show ou uma cerimônia esportiva. A ideia é levar o nome de seu varejo bem além das redondezas!

2. Melhore o atendimento

Um atendimento eficiente tem algumas camadas. Primeiramente, é preciso focar a simpatia e a empatia dos vendedores para que conquistem o público, abrindo espaço para uma relação de confiança e a vontade de comprar de você.

Além disso, é necessário treinar os funcionários para que eles entendam sobre tudo o que você oferta e façam isso com propriedade, gerando ainda mais certeza em sua clientela.

3. Crie cupons promocionais

Os cupons promocionais são um trunfo para diversas ações em seu negócio. Por exemplo, ter descontos para clientes que fazem sua primeira compra na loja é um incentivo e tanto para que eles voltem a consumir.

Além disso, são essenciais para movimentar seu estoque e melhorar as vendas em datas estratégicas. Um bom uso dessa tática envolve usar os cupons com moderação para não deixar seus consumidores, novos ou não, viciados e sempre na expectativa do próximo.

A melhor maneira de fazer isso é criar certa urgência durante a estratégia — como um cupom válido por, no máximo, três ou quatro dias, por exemplo, com o famoso “enquanto durarem nossos estoques”.

4. Conte com um programa de fidelidade

Entre comprar de você ou de uma loja que oferece vantagens em médio e longo prazos, pode ter certeza de que as pessoas vão escolher a segunda opção. Um programa de fidelidade que presenteie com descontos ou brindes é interessante para quem já compra de você e, obviamente, para atrair clientes novos.

5. Faça eventos periódicos

O tipo de evento varia muito de acordo com seu negócio, mas é possível fazer alguns pensando no aniversário da loja, quando há novas coleções ou produtos, Dia das Mães, dos Namorados, das Crianças etc. Vale a pena oferecer comes e bebes, além de caprichar na decoração para torná-la mais atraente.

Os eventos no começo do mês, logo depois do quinto dia útil, têm mais chances de repercutir positivamente nas suas vendas. Por isso, sextas ou sábados após o pagamento acabam sendo potencializadas.

6. Aposte em um mix de produtos na vitrine

Grande parte das pessoas é atraída pelos produtos que você expõe na vitrine. Quem passa todo dia pelo seu comércio pode ser impactado e decidir fazer a compra de última hora.

Quer aumentar essa possibilidade? Coloque uma boa variedade de produtos com os preços diversos. Tenha em mente que, às vezes, apostar nos mais caros pode até afastar alguns possíveis clientes. Então, mostre que sua loja é democrática!

7. Seja pet friendly

Ser pet friendly significa que a sua loja permite a entrada de animais de estimação. Lembre-se de que, cada vez mais, os cães e gatos, principalmente são considerados membros da família pelos seus donos.

Assim, em dias de folga ou fins de semana, é comum que essas pessoas levem seus animais de estimação para onde quer que vão. Ao ser pet friendly, você não restringe a circulação em seu estabelecimento e, consequentemente, acaba atraindo um novo público para o local.

O investimento para isso não é tão grande, pois requer apenas um pequeno espaço para que os animais possam comer e beber água. Por outro lado, os benefícios são enormes, como mais consumidores e propaganda boca a boca que se inicia. Lembre-se de adesivar a loja para mostrar a novidade a todos.

8. Não se esqueça das crianças

Nem sempre pais e mães têm com quem deixar os filhos para fazer compras. Assim, pensar em um espaço kids pode ser uma ótima solução para os pequenos se distraírem.

Para bares e restaurantes é ainda melhor, já que os responsáveis acabam ficando mais tempo enquanto as crianças brincam — moral da história: mais consumo no estabelecimento!

9. Traga novidades

Nenhum segmento está livre de inovar. Trazer novos produtos e serviços acaba sendo uma das formas de melhorar o fluxo de clientes. Uma loja de acessórios e roupas, por exemplo, deve ficar atenta às tendências que despontam em novelas e com influenciadores.

Para isso, é necessário fazer muita pesquisa de mercado, inclusive com os clientes, com o propósito de entender o que está faltando em seu comércio.

10. Desenvolva uma estratégia de comunicação

Já dizia o apresentador Chacrinha: “quem não se comunica se trumbica”. Então, se você tem promoções e novidades, precisa transmitir isso a seus potenciais consumidores.

A melhor forma de fazer isso tem a ver com conhecer seu público. Às vezes, folhetos dão conta do recado, mas a comunicação digital pode aumentar (e muito!) seu fluxo de clientes.

Trabalhar as redes sociais e até criar um blog para dedicar-se ao inbound marketing são tarefas que podem ser feitas por agências locais ou profissionais autônomos. Trata-se de um investimento com ótimo retorno em longo e médio prazos.

11. Apoie-se em microinfluenciadores

Essa tática está bastante ligada às redes sociais. Contratar influenciadores famosos é algo bem caro, mas os microinfluenciadores, mais conhecidos em uma cidade ou região, são uma possibilidade real e geram engajamento superior ao que aqueles com milhões de seguidores conseguem, de acordo com uma pesquisa realizada pelas empresas Youpix, GfK e Airstrip.

Para acertar na escolha, procure pessoas que tenham a ver com seu produto e causem identificação em seu público. Depois, é preciso contratá-los para fazer postagens patrocinadas ou ações presenciais na loja. 

12. Promova ações de relacionamento

Você deve ter um público fiel que faz questão de comprar exclusivamente do seu estabelecimento, certo? Que tal incentivar essas pessoas a levarem amigos ou familiares para visitar a sua loja? Pense em programas de desconto ou mesmo algum tipo de prêmio para as indicações.

As ações de relacionamento têm potencial de fazer com que seu negócio siga em uma crescente, ainda mais quando todos os itens anteriores são bem trabalhados, principalmente atendimento, programa de fidelidade, entre outros.

Existem inúmeras maneiras de como atrair clientes novos ao negócio e todas elas passam pelo fato de você não se acomodar nunca, achando que o jogo está ganho. Agora, é entender qual dessas ideias tem tudo a ver com o seu empreendimento para colocar em prática.

Apostar em boas estratégias de vitrinismo também é uma excelente maneira de atrair novos consumidores para o seu negócio. Quer conhecer as melhores táticas?

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