como empreender como empreender

Como empreender: 6 dicas para você tirar suas ideias do papel

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ter o seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Mas como empreender? Por onde começar? Essas são dúvidas comuns de quem deseja abrir uma empresa. Sem contar que o medo de não dar certo faz muita gente desistir no meio do caminho.

Essa insegurança é normal, afinal, sair da sua zona de conforto pode ser um pouco assustador. Mas essa iniciativa se torna muito mais fácil e acessível se você seguir alguns passos básicos.

Neste post, vamos apresentar 6 dicas para você tirar as suas ideias do papel. Não tem segredo! Continue a leitura e saiba como empreender.

1. Encontre a sua paixão e a transforme em sua carreira

Ao começar o seu próprio negócio você tem a oportunidade de fazer o que quiser. Por isso, busque por algo que seja do seu interesse e que valha a pena investir tempo e dinheiro.

Descobrir qual a nossa verdadeira vocação vai muito além do que popularmente chamamos de perfil profissional. Tem a ver também com o que desperta o nosso entusiasmo, as nossas emoções e nos traz um sentimento de satisfação — aquela sensação de contentamento com o que estamos fazendo, mesmo depois de um longo dia de trabalho.

Indiferente do que gera esse seu fascínio, há diversas ferramentas que podem ajudar a transformar esse gosto em uma atividade concreta e lucrativa. Assim, as chances de você ter sucesso aumentam, pois está fazendo algo que ama.

2. Liste o que você precisa para torná-la realidade

Ao pensar em como empreender, uma questão muito relevante é a compreensão da diferença entre objetivos e metas. O primeiro tem relação com “onde você quer chegar” e o segundo com “como você vai chegar lá”. Seja qual for a área em que pretende atuar, definir esses dois pontos é fundamental para seu negócio.

Então, se você deseja abrir a sua própria empresa, esse é o seu objetivo. Porém, para fazer isso, você não pode ter na sua lista de tarefas apenas o tópico “começar um negócio”. Não existe a possibilidade de conseguir empreender e ter sucesso em um dia ou uma semana.

Por isso, estruturar um passo a passo daquilo que você precisa fazer será muito mais útil para seu projeto. Uma atitude a ser colocada em pauta pode ser, por exemplo, ver as documentações necessárias para abrir o MEI — cadastro de microempreendedor individual. É muito importante que essas anotações enumerem os pontos necessários para seu avanço e estabeleçam uma ordem de prioridade entre eles.

3. Crie um plano de ações para colocar o projeto em prática

Sabe a listinha que falamos no item anterior? É hora de utilizá-la para elaborar um plano de ação de como empreender. Essa é uma ótima forma de se organizar, mas para isso é preciso que as tarefas que precisam ser feitas, as datas previstas para cada atividade e outros elementos que julgar necessário estejam muito bem definidos.

Esse plano vai funcionar como um guia sobre como agir, que deverá ser seguido por todas as pessoas envolvidas para que os resultados esperados sejam alcançados. Por isso, essa ferramenta deve detalhar o que precisará ser executado pelos indivíduos e todos os recursos necessários nesse processo.

4. Faça um planejamento financeiro

Saber controlar a verba é fundamental para sobrevivência de qualquer negócio. Por isso, um planejamento financeiro pode ser muito útil. Esse documento deve conter todas as despesas que a empresa terá e todo o dinheiro que vai entrar, como um fluxo de caixa.

O ideal é que essa estratégia englobe todos os investimentos a curto e longo prazo, incluindo os custos iniciais para produção. Além disso, é recomendado estimar o tempo para começar a fabricação e a receita que o negócio gerará. Isso vai ajudar você a analisar os seus prazos conforme os recursos que tiver disponíveis.

O principal problema de muitos empreendimentos é a falta de verba e, por isso, controlar as finanças é essencial para que o seu projeto saia do papel. Além do mais, com tudo anotado será muito mais fácil identificar em que você poderá economizar, onde precisará de mais dinheiro e até mesmo como conseguir recursos para determinada ação.

5. Não tenha medo de pedir ajuda

É bem provável que a maioria dos seus familiares e amigos tenham um emprego fixo. Por isso, ao começar sua nova caminhada, é normal se sentir um pouco perdido e ter algumas incertezas. Também é normal ficar sem graça ou ter receio de pedir ajuda para essas pessoas.

Contudo, é um grande risco pensarmos que damos conta de fazer tudo sozinhos. É muito mais difícil alcançar o sucesso sem o apoio de alguém, ou de uma instituição, e isso pode atrasar as suas conquistas.

Portanto, é hora de vencer o medo e pedir auxílio para quem está à sua volta — principalmente no início, quando o avanço é um pouco mais lento. Começar um empreendimento dá muito trabalho, mas com colaboração é possível acelerar o seu crescimento.

6. Não desista das suas ideias

Se esse é o seu sonho, não desista. Parece clichê dizer isso, mas muitas pessoas iniciam seus projetos e, depois de um tempo, abandonam suas ideias. É claro que empreender não é uma tarefa simples, mas a persistência é a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer empresa.

Dar um passo de cada vez é a principal recomendação nesse caso. Não adianta pensar só no seu objetivo final, pois ele parecerá muito distante e pode fazer com que desanime. Em vez disso, siga o passo a passo do processo e crie metas razoáveis para atingir o seu sonho.

Algumas dicas são: tenha um pensamento otimista, não se assuste com os problemas, pare e pense em soluções viáveis e crie campanhas de marketing para atrair mais clientes. Cada problema vencido é um degrau na sua escada rumo ao sucesso. Você terá dias em que tudo vai parecer errado, mas não se desespere, o mais difícil você já fez: tirar sua ideia do papel.

Neste post você viu como empreender e fazer seu negócio prosperar. Tenha sempre essas etapas em mente. Com trabalho duro, paixão e coragem, a sua empresa vai crescer e começar a dar lucros.

Quer acompanhar outros conteúdos como este? Então, siga as redes sociais da FortBrasil e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe um comentário