como manter a casa organizada como manter a casa organizada

Como manter a casa organizada diariamente? Confira as nossas 5 dicas!

7 minutos para ler

Você costuma ter a sensação de que o tempo está passando mais rápido nos dias atuais? Fique tranquilo, pois essa não é uma percepção só sua. Isso se dá por conta do excesso de informações que recebemos a todo instante e em todos os lugares, além dos múltiplos papéis que desempenhamos no cotidiano. Cuidar da casa, dos filhos e ainda buscar formas de empreender não é nada fácil!

Nesse cenário, o maior desafio é estar sempre com tudo em dia. Algumas tarefas como manter a casa organizada, por exemplo, acabam sendo deixadas de lado em muitas ocasiões. Se esse é o seu caso, continue lendo nosso post e fique por dentro de 5 dicas para deixar tudo em ordem sem muito esforço!

Benefícios de manter a casa organizada

Manter a organização não faz apenas com que o seu lar fique mais bonito. Ao deixar a casa em ordem, você e todos os que moram em sua residência podem desfrutar uma série de vantagens — relacionadas, inclusive, à qualidade de vida.

Em um primeiro momento, pode até parecer que você precisará de muito tempo para manter a casa organizada. Mas ter os cômodos em ordem fará você otimizar sua rotina. Com tudo no lugar, é possível achar os objetos que deseja de forma mais rápida, por exemplo.

Ao iniciar o dia com a casa bagunçada, a tendência é acumular tarefas, dificultando arrumar tudo ao final. Além disso, um ambiente completamente fora de ordem aumenta a sua sensação de ansiedade e estresse, dando a impressão de que você tem muito mais coisas a fazer do que de fato tem.

Acredite se quiser: ter a casa organizada pode ajudá-lo até mesmo a poupar dinheiro. O que ocorre é que o tempo que você gastaria em uma grande faxina poderá ser direcionado para o seu trabalho, tornando-o mais produtivo. No mais, por sua casa se tornar um lugar mais aconchegante e atrativo, as chances de optar por curtir o final de semana e o tempo livre assistindo a um filme, por exemplo, aumentarão — o que é mais econômico.

A organização do ambiente também facilita a limpeza, reduzindo as chances de proliferação de bactérias e fungos. Desse modo, é possível prevenir que você e toda a sua família adoeçam — com alergias e doenças respiratórias.

5 dicas de como manter a casa organizada

Agora que você conhece os benefícios de manter a casa organizada, pode estar se perguntando por onde começar, não é mesmo? Então, confira a seguir 5 dicas que ajudarão você nessa tarefa!

1. Determine um tempo para cada tarefa

Se pensarmos em limpar toda a casa de uma vez só, essa atividade pode parecer cansativa e complicada. Por isso, uma dica é fazer um cronograma para dividir o serviço.

Você pode separar 20 minutos do seu dia para passar uma vassoura e um pano nos locais que mais sujam. E uma vez por semana, ou quinzenalmente, reservar um dia para uma faxina mais pesada. Outra opção é realizar a limpeza de um cômodo a cada dia da semana.

O mais importante na hora de estabelecer a sua rotina de limpeza, é saber identificar bem seus hábitos e responsabilidades. Se você estiver no seu horário de trabalho, por exemplo, não é interessante que pare suas tarefas para arrumar algo que estava fora do lugar. Por isso, separe bem as suas obrigações para que você consiga se dedicar exclusivamente a cada uma delas.

2. Arrume a cama todos os dias

Essa dica é muito simples e parece banal, mas profissionais que estudam e ministram cursos de produtividade e gestão de tempo afirmam que esse é um hábito fundamental para uma rotina organizada de maneira geral. Arrumar a cama é uma tarefa bem rápida e pode fazer com que o seu quarto se mantenha em ordem por mais tempo.

Como a sua cama é o primeiro lugar de onde você sai todos os dias e é onde quer estar no fim deles, é importante tê-la como ponto de partida para a arrumação da casa. Com isso, você elimina a sensação de que saiu correndo, deixando tudo como estava, e ainda pode deitar tranquilamente para relaxar após um dia cansativo.

3. Mantenha a louça sempre limpa

Para que isso aconteça, há um único segredo: criar o hábito de lavar e depois guardar em seus devidos lugares os copos, pratos, talheres e panelas — sempre que forem usados. Dessa maneira, as louças não se acumularão, e a cozinha se tornará um excelente lugar para fazer um lanche após um dia de trabalho sem que você sinta que está em um ambiente sujo ou desagradável.

Você sabia que a pia da cozinha concentra 100 mil vezes mais bactérias do que o banheiro de uma casa? Além desse problema, deixar restos de comida em pratos acumulados dentro desse recipiente pode ser um grande atrativo para insetos, como baratas e formigas.

É importante lembrar ainda que os objetos que você utiliza para fazer a higienização das vasilhas também merecem atenção! Buchas e panos precisam ser bem desinfetados e trocados com regularidade, pois o acúmulo de alimentos e a umidade são alguns dos grandes vilões dos germes — que podem provocar doenças, fazendo com que você se afaste das obrigações do dia a dia.

4. Desapegue e reinvente o que não tem mais utilidade

Uma coisa é fato: quanto mais objetos você tem, maiores as chances de a sua casa ficar desorganizada. Afinal, você precisa concordar que é mais difícil limpar uma mesa ou armário cheio de coisas do que quando não há tantos itens a serem removidos.

Acrescente em sua rotina ações como olhar a correspondência e descartar os papéis que não são importantes, recolher um pouco de lixo todos os dias e verificar quais são as roupas que você já não usa mais. Desapegar deixará você e o ambiente mais leves.

Além disso, aderir a hábitos, como reutilizar e reciclar, pode trazer usos diferentes para seus itens, transformando-os em artigos novos. Dessa forma, você ainda conseguirá ganhar um dinheiro extra com iniciativas como a venda de latinhas de alumínio ou a realização de trabalhos artesanais com produtos reciclados.

5. Distribua as tarefas entre todos na casa

Um dos maiores desafios para quem busca ficar com a casa em ordem depois de uma faxina é manter a limpeza e garantir que tudo fique no lugar correto. A fim de que isso seja possível, a organização do lar deve ser encarada como uma tarefa de todos que ali moram. Assim, não haverá sobrecarrega das atividades rotineiras para ninguém.

É possível fazer essa divisão de forma que cada um fique encarregado pela limpeza de um ambiente da casa ou mesmo pela manutenção da organização em um dia da semana.

Contudo, é importante ressaltar que, ainda que divisão de tarefas seja válida para ambientes e objetos de uso comum, os itens pessoais de cada morador serão de sua própria responsabilidade. Portanto, devem estar sempre ordenados nos seus devidos lugares para que não atrapalhem os demais habitantes da residência.

Agora que você sabe como manter a casa organizada diariamente, incluir a limpeza na sua rotina não precisa ser tão difícil. Seguindo nossas dicas, você conseguirá deixar tudo em ordem e fazer do seu cantinho um ótimo local para desestressar. Afinal, seu lar é onde você deve se sentir bem consigo mesmo.

Gostou das dicas? Compartilhe este post com seus amigos e familiares nas redes sociais para que a casa deles também possa estar sempre em ordem!

Posts relacionados

Deixe um comentário