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Como montar uma loja virtual em 3 passos simples

7 minutos para ler

Vender produtos na internet é uma excelente estratégia para quem deseja aumentar a sua lucratividade e o seu fluxo de clientes. Além disso, nessa modalidade, há diversas vantagens em comparação às lojas físicas, como: maior alcance do público, horário de compras mais amplo, praticidade, rapidez e até conforto para quem está comprando. 

Por isso, se você ainda não sabe como montar uma loja virtual, chegou a hora de aprender. Criar uma versão digital da sua empresa é mais fácil do que você imagina, mas é preciso ter atenção a alguns fatores importantes. 

Para ajudar você a montar uma loja de sucesso, elencamos o passo a passo para registrar a sua empresa na internet e 3 dicas essenciais para conquistar bons resultados vendendo online. Confira!

Passo a passo para montar uma loja virtual 

Antes de criar uma loja virtual, é preciso ter alguns cuidados que vão garantir os resultados futuros. Para muitos, podem parecer detalhes bobos, mas se você realmente quer ter sucesso com a sua loja virtual, eles são muito importantes. A seguir, explicamos mais sobre cada um deles. Confira!

Planejamento

Para montar uma loja virtual que traga resultados em longo prazo, é preciso fazer um planejamento estratégico de todo o seu processo. Nessa etapa, é ideal fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a sua persona e analisar os seus potenciais concorrentes e a forma como eles se posicionam.

Além disso, é nessa fase que você define o investimento inicial para criar sua loja. Procure mapear todos os gastos envolvidos, como registro de domínio e hospedagem. Lembre-se também de pesquisar as informações legais que envolvem o e-commerce e veja se há alguma taxa extra que precisará pagar.

Domínio

Depois de se planejar e confirmar a viabilidade do seu projeto, é hora de colocar a sua loja no ar. Para isso, você precisa ter um domínio — o endereço da sua empresa na internet. É por meio dele que os clientes vão acessar o seu site. Uma dica é escolher uma opção de fácil escrita e que faça relação com a sua marca. 

Para definir e registrar um domínio, o primeiro passo é acessar o site Registro.br e verificar a disponibilidade do nome que você deseja. Caso o seu endereço esteja disponível, é só clicar em “Criar conta” e fazer o seu cadastro pessoal, você deverá inserir alguns dados, tais como: nome, e-mail, telefone e endereço físico. 

Depois do seu cadastro pessoal, você estará habilitado para fazer o registro do domínio em si. O procedimento é o mesmo, com a diferença de que será preciso informar o seu CPF ou CNPJ. Nessa etapa, você também deve informar o DNS do servidor em que o seu site ficará hospedado. O próprio registro.br oferece um serviço de DNS para quem ainda não tem um. 

Hospedagem

O domínio é apenas o nome da sua loja, mas ela ainda não está disponível na internet. Para garantir que seja encontrada na web, é necessário ter um serviço de hospedagem de sites. Existem muitas empresas com boas ofertas, como HostMídia, HostGator, GoDaddy, UOL Host, Kinghost, Locaweb, entre outras.

É por meio desse serviço que a sua loja virtual estará disponível 24 horas por dia na internet. Além disso, é no servidor da hospedagem que ficarão armazenados as informações, arquivos e imagens que aparecerão no seu site.

Plataforma de e-commerce

A última etapa para colocar a sua loja virtual no ar é escolher qual a plataforma de e-commerce você utilizará. Essa decisão é muito importante e deve ser feita com cautela, pois se trata do sistema central da sua loja — ou seja, por onde você controlará todo o site. 

Há diversas opções de plataforma existentes no mercado. O ideal é analisar todas elas e ver quais são os recursos oferecidos. Procure saber a opinião de outros usuários e verifique como funciona o sistema de atendimento deles. Alguns fatores que você deve considerar são: bom funcionamento, tempo de carregamento, praticidade, inserção e exclusão de conteúdos.

3 dicas e passos importantes para montar uma loja virtual

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual do ponto de vista técnico, é hora de pensar em estratégias que garantam uma boa experiência para o seu cliente. Além disso, também é fundamental criar mecanismos para aumentar a visibilidade da sua loja. 

A seguir listamos 3 dicas e passos que não podem faltar no planejamento da sua loja virtual. Confira! 

1. Defina uma identidade para o seu site

A identidade visual é uma parte vital do seu site. É por meio dela que vai definir qual a primeira impressão que você quer que o cliente tenha da sua loja virtual. Imagine se o McDonald’s não tivesse uma logo definida — muito provavelmente, ele se perderia em meio a tantas outras lanchonetes. 

Para garantir que a sua marca seja reconhecida, é muito importante definir aspectos como: paleta de cores, logomarca, disposição dos menus, formato das fotos, tipografia e materiais de divulgação. Pense na sua identidade visual como uma personalidade: como você quer que ela seja? 

2. Determine quais formas de pagamento serão aceitas 

Vender é a alma da sua loja virtual. Então, organize o seu processo de vendas para que ele seja o mais simples e rápido possível. Procure solicitar poucas informações e passos na hora do cadastro e pergunte apenas o essencial para o registro e envio dos produtos. 

Além disso, ofereça aos seus clientes diferentes formas de pagamento, mas não se esqueça de que esses canais precisam ser seguros. Por isso, analise todas as opções disponíveis no mercado e escolha as que fazem sentido para você e para os consumidores.

3. Crie uma estratégia de marketing para seu e-commerce

Depois de todos esses passos sobre como montar a sua loja virtual, é hora de fazer a sua empresa se tornar conhecida na internet: isso significa que é preciso criar uma estratégia de marketing. Como existem milhares de companhias, você precisa mostrar aos usuários aquilo que tem de melhor para o seu negócio se destacar. 

Algumas boas estratégias para promover a sua loja é investir em anúncios em outros sites, como as redes sociais e utilizar links patrocinados. Você pode também usar o Google Shopping Ads — uma ferramenta que anuncia os produtos da sua loja na própria busca do Google.

Outra estratégia é disparar e-mail marketing com promoções e novidades. Além disso, uma dica muito valiosa é criar um blog e produzir conteúdos relacionados a sua marca e aos problemas que os seus produtos podem resolver. Assim, você garante um tráfego orgânico e gratuito para o seu site. 

Deu para perceber como montar uma loja virtual não é difícil? Mas é preciso ter atenção e um planejamento. Na internet, você encontrará concorrentes do mundo todo, sendo importante criar uma identidade para o negócio, para que os seus clientes reconheçam a sua marca. Também não deixe de aplicar estratégias de marketing que aumentem a visibilidade e o alcance da sua loja. 

Para vender mais e se tornar conhecido na internet, leia o nosso artigo com as principais estratégias de marketing digital

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