Como o aumento do Dólar pode impactar seu negócio?

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Atualmente, o Dólar americano é a moeda com maior referência monetária no mundo inteiro. Isso ocorre porque depois dos eventos da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos – que naquele momento já se mostravam ser a maior potência econômica do mundo – investiram diretamente na reconstrução do Japão e da Europa, desbancando assim a referência monetária daquela época: a Libra Esterlina. 

Para o Brasil, essa influência é diretamente proporcional. Apesar de não ser uma moeda circulante em nosso país, ela possui alto poder de influência devido a grande quantidade de importações e exportações exercidas pela nossa nação. 

Essa influência acaba se expandindo para os negócios brasileiros. Hoje, vamos te mostrar como funciona esse impacto e quais caminhos para não acabar tendo grandes prejuízos devido à alta do dólar. 

 
No setor de serviços 

Neste caso a cotação do dólar torna-se bastante vantajosa para empreendedores que conseguem exportar seus serviços para o exterior. Ao entrar dentro do mercado internacional você pode ter contratos negociados em Dólar. Como a venda é efetuada nesta moeda ao converter o valor para Real o produtor acaba saindo ganhando. 

A maior parte das prestadoras de serviços brasileiras está na moeda corrente do país: o Real. Por isso, contratos com clientes no exterior negociados em Dólar tornam-se extremamente lucrativos. 

 
No setor agropecuário 

Este setor também pode receber diversas vantagens devido a alta da moeda, principalmente devido a boa parte dos commodities ser negociado no mercado financeiro em Dólares, ou seja, se a moeda americana sobe, a conversão para o real é mais vantajosa para o produtor. 

 
No setor industrial 

Aqui se deve ter um pouco mais de cuidado, já que neste caso os custos de produção podem ser diretamente impactados pela alta da moeda, principalmente se o produtor trabalhar com produtos importados. Isso pode resultar numa produção mais cara, o que aumenta, consequentemente, o valor de venda; podendo levar a uma redução significativa do ganho. 


Controlar a cotação do Dólar é algo fora de nossa capacidade ou de qualquer empreendedor, o que se pode controlar é a maneira como lidamos com os impactos causados por ele e as estratégias utilizadas para não acabar sendo prejudicado por essas mudanças. 

Esteja sempre de olho na cotação da moeda americana, mesmo que o giro do seu caixa não seja feito com ela, ela tem o poder de impactar seu negócio de diversas formas. 

Posts relacionados

Deixe um comentário