como organizar armário de cozinha como organizar armário de cozinha

Como organizar armário de cozinha de forma prática?

7 minutos para ler

Seu armário da cozinha está sempre bagunçado e falta espaço para guardar todos os seus utensílios? Pois saiba que ter uma organização desse móvel fará com que você garanta um dia a dia mais prático. 

Quer entender por onde começar essa arrumação? Neste artigo, trazemos uma série de dicas de como organizar o armário de cozinha. Mas, antes, vamos falar um pouco sobre a importância de ter um móvel ordenado corretamente. Confira!

A importância de manter os armários organizados

“Como organizar um armário de cozinha?” é uma pergunta frequente que nos fazemos. Mas você sabe a importância disso? Quando o espaço está organizado e limpo, já percebeu que ele parece maior e que você fica motivado a manter o local sempre com aquele visual?

Manter essa organização torna tudo mais prático. Além disso, é uma ótima maneira de encontrar aquilo que deseja na hora de fazer suas tarefas, como preparar um almoço ou mesmo trabalhar. 

Sem contar que quando tudo fica em seu lugar, o tempo gasto na arrumação é menor e permite que você tenha mais clareza sobre o que tem, fazendo um melhor uso das peças. Vale, ainda, lembrar que manter o armário da cozinha em ordem ajuda na manutenção da higiene do local em que os alimentos são preparados. 

Com as coisas nos devidos lugares fica mais fácil aproveitar cada cantinho, mesmo que o espaço para armazenamento não seja tão grande. A seguir, explicaremos como fazer isso de maneira simples.

Dicas de como organizar seu armário de cozinha

Ainda não sabe por onde começar a arrumação? Confira as dicas que separamos!

Separe os itens por grupo 

Já percebeu como fica fácil quando utensílios de cozinha de um mesmo grupo são colocados juntos? Talheres, copos, vasilhas, panelas, que tal colocá-los todos próximos e deixar aquelas peças que são mais usadas em maior visibilidade?

Isso facilita muito na hora em que for cozinhar, por exemplo, e evita que você perca tempo procurando algo. Para isso, procure usar organizadores, como cestas, e também separadores, o que vai garantir a praticidade.

Com relação aos alimentos, uma boa dica é colocá-los em potes transparentes, sejam eles de acrílico, plástico ou vidro. A ideia é conseguir ver com mais facilidade o conteúdo dentro deles. Para facilitar, cole uma etiqueta do lado de fora com o nome do produto.  

Tenha prateleiras e suportes 

Nem sempre os armários da cozinha serão suficientes para organizar todos os itens que você possui. Sem contar que esses móveis podem não ser os mais práticos do mundo, por serem divididos por meio de um padrão. Assim, colocar prateleiras e suportes extras do lado de fora ajuda a aumentar o espaço para guardar os itens diversos da cozinha. 

Hoje, o mercado oferece suportes bastante versáteis, que ocupam menos espaço, pois podem ser encaixados em pontos estratégicos. Aliás, adquirir ganchos móveis também é uma ótima opção, já que com eles é possível pendurar panos de prato, temperos diversos e talheres.

Desfaça-se de coisas que não usa mais 

Essa dica vale principalmente naqueles dias em que você está fazendo a arrumação dos armários. Para toda peça que for guardar, pergunte-se: qual a última vez que usei isso? Tenho mais itens com a mesma funcionalidade? Isso ocupa um espaço que poderia ser usado para outra coisa importante?

Faça uma avaliação com cuidado, isso ajudará você a ter clareza sobre o que manter, mas também a desapegar de certos itens. Com certeza, ao final, você perceberá como seu armário ficará mais espaçoso e conseguirá visualizar melhor o que está ali. 

Planeje antes de começar a organização

Para uma organização de fato eficiente é necessário se planejar. E o que isso quer dizer? Simples, antes de começar a colocar os itens de armário ou prateleira, pense por um instante em seu dia a dia. Você utiliza muito a cozinha ou outro membro da sua família é quem passa mais tempo no cômodo?

É muito importante pensar na sua realidade para criar um planejamento da organização. Mentalize como as coisas devem estar de modo que seu cotidiano na cozinha seja facilitado. Os itens mais utilizados devem estar sempre em fácil acesso, de preferência nas partes baixas, e aqueles que são menos usados na parte de cima dos armários.

Também não se esqueça de fazer uma lista de compras do supermercado, assim você compra apenas o que precisa, economizando tanto espaço quanto dinheiro.

Instale suportes nas portas

Já percebeu que no momento em que vai pegar uma panela demora um tempo até encontrar a tampa? A situação é comum, porque tendemos a “amontoá-las” em um único lugar. Isso deixa o armário ainda mais confuso, porque até você encontrar o item precisa deslocar as coisas para procurar o que, consequentemente, leva a uma bagunça. 

Uma boa dica é adotar os suportes de portas, que deixam as tampas mais organizadas. Assim, no momento que precisar delas, você terá acesso com praticidade. Sem contar que evita a bagunça e conserva melhor as peças, já que elas não serão empilhadas e não ficarão riscadas. 

Faça uma limpeza geral 

Ainda que o armário da sua cozinha comporte todos os itens que você possui, para fazer uma organização completa, vale a pena investir em uma organização geral. Isso ajudará até mesmo na hora em que precisar de mais espaço para as coisas que chegarão, por exemplo. 

Então, dedique um dia para tirar tudo, limpar bem esse espaço e separar os itens por categoria. Inclua nessa limpeza as gavetas, caixas que ficam dentro dos armários. Você conseguirá ver mais facilmente o que tem, o que pode ser jogado fora, além de ser para preparação para a próxima arrumação. 

Cuide dos mantimentos

É comum ter que dividir o espaços dos armários da cozinha entre utensílios domésticos e mantimentos. Se você costuma chegar do supermercado e colocar as compras todas empilhadas, as chances de causar uma bagunça são bem grandes. 

A desorganização contribui inclusive com a perda de alimentos por má conservação. Para garantir melhor disposição para eles, compre aquelas prateleiras multiuso e os ganha-espaço, pois eles permitem duplicar e até triplicar o espaço dos armários.

Viu como organizar armário de cozinha não é tão difícil? Com as dicas certas fica muito mais fácil saber como manter a casa organizada e aproveitar melhor os espaços — lembrando sempre de contar com o apoio extra de suportes e outros utensílios. 

E falando em cozinha e organização, aprenda com mais este nosso artigo como economizar no supermercado!

Posts relacionados

Deixe um comentário