Confira algumas dicas para aproveitar a Black Friday com mais segurança

4 minutos para ler

Sem dúvidas, a Black Friday é um dos eventos mais aguardados pelos consumidores brasileiros. A data é uma oportunidade de garantir os produtos que estão na lista de desejo há tempos com ótimos descontos. 

Além disso, o evento movimenta de maneira significativa a economia brasileira num contexto geral. No ano de 2019, só em vendas online, a Black Friday arrecadou mais de 3 bilhões de reais para o comercio brasileiro. 

Porém, mesmo sendo um mega evento de vendas com ofertas e promoções incrivelmente tentadoras, é necessário manter-se atento neste período para não acabar caindo em falsas propagandas ou golpes. 

Separamos algumas dicas de segurança para que você possa aproveitar uma Black Friday econômica e segura neste ano. Confira! 

 
Desconfie de descontos exorbitantes em sites desconhecidos 

A Black Friday é um evento de descontos e ofertas, porém é sempre bom verificar estes valores. Produtos com preços extremamente baixos ou com descontos absurdos costumam não ser muito confiáveis, afinal, apesar de os lojistas estarem fazendo mega promoções eles não sairão perdendo dinheiro.  

Por isso, sempre cheque a veracidade das promoções e opte por lojas mais confiáveis e conhecidas. 

 
Atente-se para quem se apresenta por uma marca famosa 

Mesmo que você veja uma pessoas se apresentando em nome de qualquer marca, sempre verifique. Não clique em links, eles podem te levar as sites terceiros, que parecem muito com os reais, mas na verdade são atrativos para conseguir informações e dados dos consumidores. 

Busque sempre ir diretamente ao site oficial da loja e checar a veracidade das ofertas. 

 
Consulte órgãos de reputação 

Uma boa ideia para não cair em falsas promoções na Black Friday é conferir a popularidade daquela empresa em sites de reputação ou recomendação. Hoje, diversos sites já desempenham este papel. O próprio Google possui um sistema de avaliação para comércios, bem como, o famoso Reclame Aqui, dentre outros portais. 

Nestes sites, você também pode checar os comentários dos consumidores sobre aquele comércio, serviço ou produto. Fazer essa análise também é interessante para saber a experiência dos consumidores com aquela marca e conferir se ela é realmente confiável ou não. 

 
Cheque se é possível comentar nas redes sociais 

Como citado no tópico anterior, comentários são muito importantes pois eles mostram a experiência dos clientes com a aquela marca ou produto. Sejam eles positivos ou negativos, ajudam bastante na hora de decidir contratar ou não aquela empresa ou comprar ou não aquele produto. 

Perfis de empresas nas redes sociais que tiram de seus consumidores essa oportunidade de relato geralmente não são muito confiáveis e muito provavelmente pecam em diversos pontos. 

 
Em território nacional, priorize sites com “.br no final 

Sites sem esse reconhecimento além de, muito provavelmente, venderem produtos de fora do país podendo ter altas taxas de frete e enormes prazos de entrega, podem dificultar a ação das autoridades para com os mesmos. 

 
Desconfie de sites recentemente criados 

Quando o site de uma loja tem pouco tempo de vida, as comprovações dos serviços oferecidos por aquela empresa são muito limitadas. Não tem como saber se o frete é rápido, se é de boa qualidade, se ele chega sem defeitos. Não esqueça de que apesar de neste ano terem crescido as vendas pela internet, o número de golpes e fraudes também aumentou. 

Por isso, opte por sites que já estão a um tempo consolidados no mercado e com boas experiências de seus consumidores. 


Siga essas dicas e aproveite a Black Friday com mais comodidade e segurança para comprar seus produtos. Se mesmo com essas dicas ainda tiver dúvidas, consulte a opinião de pessoas de sua confiança. 

Não esqueça de contar com seu Cartão FortBrasil para fazer suas compras nesta Black Friday. 

Posts relacionados

Deixe um comentário