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5 passos para o crescimento sustentável do seu negócio

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Quando o assunto é crescimento ou desenvolvimento sustentável de uma organização, muitos tendem a associar este conceito a uma “economia verde”, conectando o posicionamento da empresa ao cuidado ambiental. No entanto, esse conceito vai muito além disso.

Hoje, o crescimento sustentável implica um desenvolvimento ético, preocupado e responsável pelas comunidades atuais e futuras, ou seja: é a chave para a sobrevivência e sucesso em longo prazo de qualquer negócio. Ainda assim, alcançar essa sustentabilidade pode se tornar um desafio se seu negócio não valorizar a eficiência, bem-estar e produtividade de seus membros.

Neste post, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a viabilização dessa responsabilidade. Confira agora 5 passos para o crescimento sustentável do seu negócio, seja qual for sua área de atuação.

1. Mantenha a felicidade dos colaboradores

Apesar de sabermos que o poder das novas tecnologias é capaz de transformar a força de trabalho, os componentes mais importantes de uma organização ainda é seu capital humano. Por isso, garanta que o departamento de RH se envolva regularmente com a equipe para motivar os funcionários, avaliar sua satisfação e entender melhor os objetivos de cada função.

Uma força de trabalho feliz, engajada e consciente de sua importância para o sucesso da empresa é fundamental para manter uma taxa de turnover baixa, reter talentos e reduzir custos com demissões ou capacitações de novatos. Além disso, sua empresa pode atingir uma posição muito mais forte para alcançar uma eficiência máxima e, consequentemente, conquistar um sucesso cada vez mais sustentável.

Fatores como flexibilidade, autonomia e um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal estão se tornando cada vez mais importantes para muitos funcionários. Por isso, é preciso mostrar às pessoas o quanto elas são valorizadas e aumentar seu nível de satisfação no trabalho, sem necessariamente comprometer-se com recompensas financeiras.

2. Conte com a ajuda de novas tecnologias

As novas práticas e métodos do mercado são indispensáveis para o crescimento sustentável (e escalável) de qualquer tipo de negócio. Afinal, a automação de processos reduz gargalos, viabiliza operações complicadas e ainda ajuda a aumentar a produtividade junto ao faturamento, sem a necessidade de gastar mais com isso.

Por esse motivo, procure explorar as ferramentas que se aplicam ao seu tipo de trabalho e explore-as ao máximo. Algumas dicas são os softwares de gestão, aplicativos de pagamento, cloud computing e tecnologias especializadas em análise de dados e Big Data. Lembre-se também de investir em ferramentas de comunicação que diminuem o tempo de resposta a demandas de clientes internos e externos. Tudo isso aumenta o engajamento e ajuda a empresa a se diferenciar no mercado.

3. Fidelize clientes

Investir no atendimento e em estratégias de fidelização são boas alternativas para fazer seu negócio ter um crescimento sustentável. A lógica é simples: qualquer empresa depende das vendas para ter receita e se manter no mercado. Ao trabalhar a valorização e retenção de consumidores, você aumenta as chances de vendas mais recorrentes e gasta menos dinheiro.

A importância da retenção é destacada por uma das mais importantes referências do marketing, o professor Philip Kotler. Segundo ele, a manutenção de um cliente atual custa de 5 a 7 vezes menos que a atração de novos consumidores. Por isso, vale a pena implementar diferentes iniciativas de relacionamento com seu público, como o oferecimento de cartões com benefícios exclusivos, programas de descontos, campanhas, premiações e qualquer outra estratégia capaz de encantar o consumidor.

Não se esqueça de ouvir seu cliente e buscar saber qual é seu nível de satisfação, identificando quais são os pontos de melhoria do seu negócio. Esta é uma excelente oportunidade de estreitar relacionamentos e promover uma boa experiência de compra.

4. Não tenha medo de mudanças

É possível que os planos de negócios ou conjuntos de produtos e serviços estabelecidos tenham atendido ao seu negócio muito bem até agora, mas é um erro supor que o que você já possui é suficiente para levar sua organização rumo a uma próxima fase de crescimento.

Se você deseja evoluir, melhorar e acompanhar a concorrência, a empresa deve revisar regularmente a eficácia de suas principais estratégias e entender o que é capaz de oferecer aos clientes. Neste cenário, a inovação deixa de ser apenas um diferencial e se torna uma necessidade para aqueles que desejam permanecer relevantes no mercado.

Se você achar que os métodos de marketing utilizados no momento não estão exibindo resultados como antes, ou que determinadas ofertas não são mais interessantes para o cliente, está na hora de inovar. Reúna sua equipe para procure novas abordagens e garantir que você continuará com uma boa posição perante o mercado. Além disso, você só tem a ganhar com a adoção de uma cultura que valorize e recompense as ideias inovadoras, já que isso favorece a otimização de processos e o oferecimento de soluções mais personalizadas para os clientes.

5. Faça parcerias estratégicas

Você já sabe que o uso mais eficiente dos recursos internos é essencial para o crescimento sustentável do seu negócio, mas olhar para fora da organização também pode ser uma maneira bastante eficaz de identificar oportunidades e expandir seus negócios.

Iniciar uma colaboração com um parceiro estratégico e confiável é uma receita para oferecer vantagens compartilhadas entre ambos, como entrar em novos mercados de clientes, descobrir tecnologias inovadoras e obter eficiências de custo compartilhadas.

Além disso, fechar uma parceria também é importante para enriquecer a empresa com mais recursos e habilidades requisitadas pelo seu setor. Por isso, não deixe de observar o mercado e identificar as organizações que seguem valores parecidos com os seus.

Como você pôde perceber, existem diversas tarefas a se cumprir quando o objetivo é promover um crescimento sustentável para seu negócio. Com isso, é possível presumir que os resultados não são imediatos e requerem paciência. Seguindo todas as dicas presentes neste post, você certamente observará uma progressão gradual, porém significativa, da sua relevância no mercado.

Se você gostou dessas informações, aproveite para ler mais um post do blog e conheça seis ferramentas de planejamento estratégico para usar em sua empresa e potencializar seu crescimento. Boa leitura!

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