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8 estratégias de marketing digital para você aplicar na sua empresa

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Apesar de o marketing digital ser considerado uma excelente tática para atrair novos clientes e divulgar produtos e serviços, essa é uma tendência que ainda vem sendo pouco utilizada no Brasil. Segundo uma pesquisa realizado pela consultoria McKinsey, em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), 80% dos negócios respondentes ainda estão com um nível de maturidade baixo nesse tipo de estratégia.

Para que conheça melhor essa oportunidade, apresentamos, neste artigo, 8 estratégias de marketing digital. Você poderá analisar e implementar cada uma delas, visando resultados positivos para o seu negócio. Ficou interessado em saber mais? Então, continue a leitura!

O que é o marketing digital

Quando uma pessoa ou empresa está em busca de vender mais e começa a realizar algumas atividades online para atrair ou fidelizar clientes, ela está fazendo marketing digital. Esse conceito ganhou força a partir da popularização da Internet, nos anos 90, em que os consumidores passaram a utilizar mais o recurso para manifestar a intenção de compra.

Dentre as vantagens do marketing digital em relação às mídias offline e ao trade marketing estão:

  • o custo mais baixo;
  • as chances de um Retorno Sobre Investimento (ROI) mais rápido;
  • a possibilidade de mensurar resultados com muito mais precisão;
  • a incrível oportunidade de atingir diretamente o seu público, evitando comunicações de massa.

8 estratégias de marketing digital

Para que fique mais claro o que é, efetivamente, o marketing digital, é preciso conhecer as estratégias para aplicação desse conceito. Existem muitas opções disponíveis, mas, neste artigo, destacamos as 8 mais utilizadas e que têm trazido bons resultados para as empresas. Confira!

1. Inbound Marketing

O termo, que foi criado pelo fundador da desenvolvedora de softwares Hubspot, é um novo modelo de venda: em vez de simplesmente fazer um anúncio direto sobre o seu produto ou serviço, você oferece ao cliente um canal de comunicação com a sua marca, que o ajude a esclarecer um problema. Só depois de construído um relacionamento entre as duas partes é que você oferece as suas soluções.

2. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada para atrair e engajar clientes por meio de conteúdos relevantes. O objetivo é educar os diferentes perfis de consumidores da sua marca, posicionando-a como uma autoridade e fazendo com que o cliente confie em seus produtos e serviços.

3. Blog

Um dos meios de distribuir os conteúdos produzidos pela sua empresa é criando um blog, que tem baixo custo e é de fácil controle. Ele consiste em um espaço virtual, por meio do qual você se comunicará de forma recorrente com o público, utilizando textos, vídeos, podcasts ou outras mídias que a sua empresa queira adotar na sua estratégia.

4. E-mail Marketing

O e-mail é uma forma de comunicar diretamente com os consumidores, por meio de mensagens em massa ou, para ser ainda mais efetivo, de forma personalizada. Existem diferentes tipos de abordagem que podem ser utilizadas, como:

  • e-mails de nutrição, em que você alimenta a sua base de contatos com conteúdos relevantes, de forma que ele siga um funil de vendas ou a jornada de compra: atração, consideração e decisão;
  • e-mails informativos, para divulgação de eventos ou outras ações específicas da sua empresa;
  • e newsletters, que são mensagens enviadas com determinada frequência para atualizar a base de clientes com as principais novidades relacionadas ao seu negócio ou mercado.

5. Redes Sociais

Você sabia que o Brasil conta com cerca de 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais? Com tantas pessoas utilizando o Youtube, o Instagram, o Facebook e outras mídias, é preciso que o seu negócio também marque presença nesses canais. Utilize os dados levantados para entender quais são as redes mais acessadas pelo seu perfil de público e alimente, com frequência, as suas páginas com conteúdos relevantes.

6. Site Institucional

Um site institucional deve centralizar as principais informações sobre a sua empresa, como a missão e os valores, bem como explicar de forma mais clara quais são os produtos e serviços oferecidos. Ter um canal que consolide esses dados importantes ajuda a aumentar a credibilidade do seu negócio, além de esse ser mais um meio para que entrem em contato com você mais facilmente.

7. SEO

O Search Engine Optimization, conhecido pela sigla SEO, são as otimizações feitas nas suas páginas, como no blog e no site, para que os motores de busca identifiquem a relevância das informações que você fornece para seus leitores e façam o rankeamento de exibição. Essas técnicas vão desde a qualidade dos textos publicados até a velocidade de carregamento do seu site em um desktop ou smartphone.

8. Publicidade online

As estratégias que abordamos até aqui envolvem muito o crescimento orgânico de vendas. Mas é importante lembrar que também existem as modalidades pagas, que não podem ser ignoradas e que podem gerar resultados ainda melhores quando são combinadas às outras opções de marketing de conteúdo. Alguns exemplos são:

  • Pay-Per-Click (PPC), que são os anúncios que normalmente aparecem nos primeiros resultados dos buscadores, que são voltados para gerar mais cliques em uma determinada página da sua empresa;
  • banners ou display ads, que ficam dispostos em outros sites;
  • anúncios em redes sociais, como o Facebook Ads, que permite patrocinar seus posts em troca de engajamento, visualizações ou outras métricas.

Como implementá-las

Antes de definir quais serão as estratégias de marketing utilizadas pela sua empresa, é preciso entender melhor o perfil do seu público. Para isso, conte com soluções inovadoras como o big data e a inteligência artificial, que fornecem informações e insights muito pertinentes, ajudando-o a atingir seus objetivos.

Não se esqueça de fazer um planejamento e determinar métricas para acompanhar os seus resultados. Isso porque assim, fica mais fácil entender o que está realmente trazendo retornos positivos e quais são as ações que ainda precisam de ajustes até gerar novas oportunidades para o seu negócio.

A presença digital é cada vez mais relevante para o mundo dos negócios quando observamos os números ligados ao uso da Internet pelos consumidores brasileiros. Conhecendo melhor as estratégias de marketing digital, você pode analisar quais delas fazem mais sentido para o seu negócio e começar a utilizá-las o quanto antes, a fim de alavancar o seu faturamento.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conhecer outra valiosa estratégia de vendas e engajamento com o cliente: os cartões Private Label.

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