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Quais são as etapas do planejamento estratégico e como fazê-las?

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Quando você faz uma viagem por um lugar desconhecido, o mais recomendável é que tenha em mãos um roteiro. Dessa forma, é mais fácil se localizar e entender quais são as estradas que você precisa percorrer. No mundo dos negócios não é muito diferente: contar com um guia pode fazer toda a diferença no caminho em busca do sucesso da sua empresa.

Para que você consiga atingir os seus objetivos e calcular bem a sua rota, o ideal é que a sua empresa conte com um planejamento estratégico — e é sobre esse assunto que trataremos neste conteúdo. Vamos ajudar você a entender melhor o que é esse recurso, além de mostrar um passo a passo para que comece a se programar. Confira!

O que é um planejamento estratégico

O planejamento é um projeto que você e o seu time elaboram juntos, determinando como deverão ser conduzidas as atividades dentro da empresa. Quando ele é realizado de forma estratégica, é possível ter lucidez sobre o que é necessário ser feito para conquistar diferenciais e tornar os resultados ainda melhores.

Com o Brasil batendo recordes de aberturas de novas empresas, é preciso ficar cada vez mais atento ao seu negócio — e, nesse caso, o planejamento estratégico se torna ainda mais importante. Afinal, a competitividade está aumentando aos poucos, e os consumidores têm, atualmente, muito mais facilidade e abertura para procurar novas alternativas para fazer suas compras e contratar serviços.

As principais vantagens de se planejar

A rotina lotada de atividades pode até ser um argumento para que você ainda não tenha feito o seu planejamento estratégico, mas tenha em mente que esse não vai ser um tempo perdido. Pelo contrário, dedicar um momento para elaborar as projeções pode trazer grandes benefícios a curto e a longo prazo. Veja alguns deles!

Aumenta o engajamento

Quando o seu planejamento é compartilhado com todos os integrantes da empresa, para que possam entender aonde vocês devem chegar e o que precisa ser feito para atingir esse objetivo, maiores são as chances do seu time se engajar na missão. Não esqueça de envolver alguns dos colaboradores no processo de construção, como representantes dos times — afinal, eles serão a base executora dos projetos definidos durante o planejamento.

Reduz custos

Com uma visão mais ampla e estruturada de quais serão as atividades realizadas, fica mais fácil gerenciar os gastos e elaborar um orçamento que atenda às necessidades da sua empresa de forma mais precisa. Com o planejamento em curso, você também tem mais facilidade para fazer ajustes e evitar que muito dinheiro seja perdido com processos que não deram certo.

Aumenta a previsibilidade

Ter objetivos e metas específicos são uma excelente forma de conseguir se antecipar e se manter alerta para o caso de possíveis problemas que possam comprometer o seu negócio. Assim, em qualquer sinal de que o planejamento não está sendo seguido, você e os seus funcionários podem fazer uma análise e se reorganizarem para voltar a atingir bons resultados.

Passo a passo para tornar o planejamento uma realidade

Agora que você já percebeu o quanto um planejamento estratégico pode fazer a diferença para a sua empresa, é hora de aprender a estruturá-lo. Separamos 7 passos essenciais para que, com bastante atenção e cuidado, você possa elaborar o seu próprio plano.

1. Conheça bem o seu negócio

Você tem clareza sobre a missão, os valores e a visão da sua empresa? Seus funcionários também entendem quais são os propósitos que garantem a existência do seu negócio? Essas são as primeiras perguntas que devem ser respondidas para a elaboração do planejamento estratégico, uma vez que o ajudarão a identificar aonde você quer chegar.

2. Faça a análise dos ambientes interno e externo

É importante entender qual é o contexto interno da sua empresa, desde relação com colaboradores até o andamento de processos, bem como o externo, que diz respeito ao mercado e seus principais concorrentes, por exemplo. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta de planejamento estratégico muito conhecida: a Análise SWOT.

A sigla, — que significa, Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) —, é um resumo de tudo o que você deve identificar nessa etapa, tanto internamente quanto externamente. Aqui, é possível organizar uma planilha com todas essas informações para a visualização ficar mais fácil.

3. Defina os objetivos e metas

É hora de estabelecer o que você deseja atingir em um determinado período de tempo. Para isso, use a metodologia SMART, definindo metas que sejam Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Aplique também o Balanced Scorecard, uma ferramenta de gestão que permite analisar, de forma balanceada, os objetivos estratégicos e as metas da sua empresa.

4. Determine os indicadores e métricas

Tão importante quanto definir as suas metas e objetivos estratégicos é acompanhá-los ao longo do tempo. Para isso, avalie quais são os melhores indicadores chave de desempenho, também conhecidos pelo nome em inglês Key Performance Indicator (KPI), para mensurar os seus resultados e obter respostas mais precisas.

5. Crie um plano de ação

É hora de determinar quais serão as atividades realizadas e os responsáveis por cada uma delas. A ferramenta 5W2H pode ser uma grande facilitadora nesse processo, afinal ela permite definir os processos com perguntas bem simples:

  • O que será realizado?
  • Por que?
  • Em qual lugar?
  • Em quanto tempo?
  • Por quem?
  • Com qual método?
  • Com quais recursos financeiros?

6. Coloque em prática

Não adianta chegar até aqui e deixar tudo nos papéis e planilhas: é preciso colocar em prática o seu planejamento estratégico. Cada um na sua equipe terá papéis bem definidos e que serão metrificados, então basta deixar essas informações claras e acessíveis para que possam executá-las dentro dos prazos preestabelecidos.

7. Acompanhe os resultados

Enquanto gestor, o seu papel é realizar as atividades que forem da sua obrigação e, principalmente, acompanhar os resultados de tudo o que está sendo realizado dentro da organização. Não se esqueça que a responsabilidade de conduzir a empresa é sua, portanto, cabe a você incentivar os seus colaboradores, pensar em novas estratégias de execução e tomar decisões.

Não importa se a sua empresa acabou de ser criada ou se já está, até mesmo, pensando em uma expansão: o planejamento estratégico traz benefícios em qualquer cenário. Você mantém todos os seus objetivos, metas e processos estruturados de forma mais organizada e pode analisar o seu negócio com muito mais praticidade.

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