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Fachada de loja de roupas: 7 dicas para tornar a sua mais atrativa

6 minutos para ler

Quem está reformando ou abrindo um negócio não pode desconhecer o poder que o apelo visual de um comércio exerce sobre as vendas. A fachada da sua loja pode ser tanto um chamariz fundamental para causar uma primeira impressão excelente aos olhos de seu consumidor quanto um incentivo para mantê-lo longe do seu estabelecimento.

Por isso, é tão importante saber adotar uma composição visual que seja capaz de impressionar até mesmo os clientes mais exigentes. Neste caso, a arte e a funcionalidade devem trabalhar juntas com a consciência de que o design corporativo não é para amadores: ele deve ser bem pensado e planejado para que você não desrespeite a legislação de seu município ou passe uma mensagem equivocada para seu cliente.

Neste post, você vai aprender a montar uma fachada de loja de roupas condizente com seu ramo no mercado e que ressalte os pontos positivos da sua marca. Boa leitura!

1. Priorize qualidade em vez da quantidade

Um bom princípio para o design da sua loja é manter a simplicidade e evitar o excesso de informações do lado de fora do estabelecimento. Muitas cores, produtos, adereços e sinais podem acabar deixando sua fechada confusa e poluída. Deixe que os elementos arquitetônicos naturais do seu prédio e da loja falem por si claramente.

Com uma paleta limitada de cores e apenas elementos essenciais (como o nome e a identidade visual do seu negócio), seu design é algo que pode destacar e valorizar todo o edifício.

2. Defina e conheça sua persona como ninguém

Um detalhe importante a se considerar antes mesmo de planejar a identidade visual do seu negócio é saber quem será impactado por ela. Quem é seu cliente? Quais são seus gostos ou preferências? Quais bairros frequenta? O que ele deseja ver e sentir ao entrar na sua loja? Quais cores atraem sua atenção?

A definição de sua persona ajuda a deixar sua comunicação mais personalizada e, consequentemente, aumenta as chances de promoção da sua marca. Sem ela, sua fachada pode até ser desenvolvida com um layout sofisticado, mas dificilmente será atrativa para o público que você deseja atingir (já que não transmitirá a mensagem certa).

Também é necessário fazer uma pesquisa adequada ao optar por um estilo básico. O truque é descobrir qual é a estética da fachada de loja de roupas que mais inspira a sua persona e entender mais sobre ela, estudando aquela vertente artística e sua história a fundo, sem deixar nenhum detalhe de lado.

3. Conheça a legislação

Se sua loja está localizada em um edifício histórico, ocupa alguma região do centro da cidade ou de bairros tradicionais, talvez existam regras adicionais para fazer mudanças na sua fachada. Por isso, antes de começar a planejar o visual do estabelecimento, verifique se existe alguma lei municipal sobre o assunto na prefeitura local.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, os estabelecimentos devem conhecer a Lei Cidade Limpa, que estipula algumas regras sobre fechadas de loja, como a proibição da aplicação de cores que possam causar desconforto visual e as limitações para o uso de painéis de led. Consumidores, moradores da região e turistas são protegidos por essa regulamentação, por isso cabe ao lojista compreendê-la para evitar possíveis prejuízos ou uma má reputação perante o mercado.

4. Varie as peças exibidas

Ao dispor seus produtos, a criatividade deve ser a palavra de ordem. Encontrar um estilo para seguir em sua pesquisa estética é um bom sinal para guiar o planejamento de uma fachada de loja de roupas, mas não deixe de dar um toque de originalidade na disposição de suas peças, misturando texturas, materiais, cores e tecidos diferentes entre peças de alto e baixo valor.

Uma dica é renovar a fachada com novas peças a cada semana, para aumentar a rotatividade das peças e deixar os clientes sempre ansiosos por novidades.

5. Nunca subestime o poder da boa iluminação

Conheça a diferença que a luz pode fazer pela sua loja. Quando aplicadas externamente, as técnicas de iluminação podem elevar a parte externa da loja de roupas e atrair a atenção de novos clientes no período da noite. Um letreiro equipado com uma iluminação indireta em cada uma de suas letras também é uma excelente maneira de passar um ar de sofisticação para a marca sem gastar muita energia elétrica.

Quando localizada internamente, uma iluminação estratégica destaca os produtos expostos e valoriza o brilho das peças mais chamativas. Abuse do seu uso em tecidos brilhantes e pense em incluir uma iluminação convidativa sempre que possível. Ela certamente chamará a atenção e pode ser usada como uma extensão do interior de sua empresa para a rua, aos olhos do público.

6. Procure inspirações e tendências

Viste outras lojas do seu ramo, pesquise fotos de fachadas de loja de roupas online, leia revistas de arquitetura e design comercial. Vários sites e redes sociais (como o Pinterest e Houzz) oferecem ideias de composições e detalhes arquitetônicos que podem facilmente ser incorporados ao seu projeto.

Faça um compilado das inspirações que mais combinam com a linguagem do seu público. Você pode usá-lo como referência na hora de montar a fachada dos seus sonhos ou mostrá-lo a algum profissional especializado para ajudar a explicar o tipo de comunicação e posicionamento que procura.

7. Conte com a ajuda de um profissional

Já que inovar sozinho não é uma tarefa fácil, uma dica importante é saber pedir a ajuda de quem realmente entende do assunto, principalmente quando o negócio é novo ou passou por uma recente reformulação em sua identidade visual.

Contate um arquiteto comercial licenciado (preferencialmente o que projetou o edifício da loja) e conte com a indicação de um designer especializado em empreendimentos como o seu. Discuta suas referências, ideias e esboços selecionados para a fachada de sua loja, revise as restrições de zoneamento local e selecionem as cores que mais combinam com o negócio em equipe.

Tenha em mente que esses profissionais estarão aptos a estudar vários elementos (de acordo com suas formações) que ajudarão a compor a melhor fachada possível, enxergando possibilidades que uma pessoa leiga não seria capaz de contemplar.

Como você pode ver, elaborar uma fachada de loja de roupas não é uma tarefa tão complicada quanto parece. Apesar de haver alguns esforços e burocracias envolvidas, o processo pode se tornar muito divertido se você deixar sua criatividade tomar conta do processo e não tiver medo de inovar.

E aí, gostou do post? Agora que você sabe como tornar o lado de fora do estabelecimento mais atrativo, descubra como decorar o lado de dentro e confira algumas dicas para compor o layout da sua loja!

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