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Gestão 4.0: entenda o conceito e os princípios do novo modelo de gestão

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Apesar de ser um assunto bastante difundido entre empreendedores, executivos e empresários, indústria e gestão 4.0 ainda são conceitos desconhecidos por muitas empresas. De acordo com pesquisa da FIESP, de 2018, 32% das empresas brasileiras não ouviram falar do tema.

Nos locais em que a gestão 4.0 já é comum, se torna inimaginável realizar processos sem o uso das tecnologias. No Brasil, o objetivo do investimento em tecnologia e pesquisa para fomentar a indústria 4.0 é mudar o presente e construir o futuro.

Para ter esse modelo de administração, primeiramente, é preciso entender o que significa indústria 4.0, além de estar por dentro de todos os conceitos, fatores e tecnologias que o compõem. Assim, ficará mais fácil compreender como esse método pode ser aplicado na sua empresa.

Quer entender mais sobre gestão 4.0? Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O impacto da indústria 4.0

A indústria 4.0 faz parte da chamada quarta Revolução Industrial. Esse movimento está diretamente ligado a diferentes tecnologias, computação na nuvem, inteligência artificial, robótica e big data — e seus impactos são muitos, tanto no dia a dia das pessoas quanto das empresas, principalmente no que se refere a união do mundo online e offline. Um exemplo são as lojas físicas com totens de autoatendimento para escolha de produtos e pagamentos.

No âmbito empresarial, a indústria 4.0 resulta em maior produtividade, redução de custos e uma gestão com foco no cliente. Tudo isso com base em dados gerados a todo instante por sistemas de controle, que permitem tomadas de decisão mais acertadas e rápidas.

A maioria das pessoas pensa que esses impactos acontecem somente em grandes indústrias e manufaturas. Contudo, a indústria 4.0 afeta também a maneira de gerenciar negócios de diversos segmentos e tamanhos.

Um exemplo disso é que, por meio de sistemas de análise de dados, é possível acompanhar, em tempo real, as vendas de todas as lojas da sua rede. Gerentes e toda a liderança da empresa têm acesso a dados relevantes para analisar o que está acontecendo — podendo compartilhar essas informações com a equipe.

Desse modo, você acelera seus processos e descentraliza a informação, com a segurança garantida pela tecnologia utilizada nos sistemas conhecidos por Big Data Analytics. Esses programas são, em sua maioria, hospedados na nuvem, o que acaba permitindo o acesso aos dados de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Gestão 4.0: conceito e fundamentos

Frente a essas mudanças, líderes e empreendedores precisam rever a sua maneira de gerenciar e administrar seus negócios, a fim de seguir relevante no seu segmento de mercado. Dessa necessidade, surge, dentro da quarta Revolução Industrial, o que chamamos de gestão 4.0.

Big data com foco no cliente

Uma vez que vivemos na era do relacionamento, esse novo modelo de gestão é focado em como as empresas e seus colaboradores interagem com clientes e fornecedores. O objetivo é proporcionar excelentes experiências, as quais devem ser cada vez mais personalizadas, para os stakeholders.

Por isso, o big data é o principal aliado da gestão 4.0. Afinal, é a partir de relatórios com diferentes tipos de dados que as empresas conseguem compreender sua essência e identificar os comportamentos dos seus clientes. Quanto mais informações você tiver acerca deles, mais embasadas e acertadas serão suas tomadas de decisão.

Mas não é só o dia a dia das empresas que faz com que essa mudança para a gestão 4.0 seja necessária: o comportamento e o perfil dos consumidores também mudaram, e é preciso atender às novas demandas dos clientes digitais.

As alterações aconteceram desde a alta exigência com relação aos produtos e serviços que compram, como também no que diz respeito aos seus interesses e a maneira de se comunicar. Os membros da geração Z, que serão a maioria dos consumidores até 2020, requerem ainda mais qualidade no atendimento recebido e serviços personalizados.

Comunicação omnichannel

É importante dizer que esse grupo de pessoas das quais falamos já nasceu na era digital e, nesse caso, as redes sociais fazem parte da sua vida. Por isso, a empresa deve estar presente nesses meios, a fim de ter mais chances de estabelecer uma comunicação com seu público. Mas o ambiente digital não é utilizado somente para comunicação — daí surge o conceito de omnichannel.

O omnichannel consiste na ideia de que as suas estratégias de comunicação, em diferentes canais, não devem ser realizadas de modo paralelo, mas sim de forma convergente. Por exemplo, no varejo, é cada vez mais comum que as lojas tenham pontos de venda físicos, como estabelecimentos na rua ou em shoppings, mas também tenham e-commerce.

Em uma estratégia de omnichannel, a ideia é que o cliente não perceba diferença entre sua comunicação online e comunicação offline. Elas devem caminhar juntas e ter um mesmo objetivo.

Novos modelos de negócio

Uma vez que você tem acesso às informações sobre seus consumidores, é possível descobrir e entender dores e necessidades que você, até então, desconhecia. Consequentemente, novos modelos de negócio são criados com o objetivo de atendê-los da melhor forma, ou seja, de acordo com as suas expectativas.

Ainda nesse sentido, para corresponder a esses novos modelos de negócio, profissões e atividades são criadas. Um estudo da Dell Technologies mostra que a maioria das profissões necessárias e disponíveis até 2030 ainda não foram inventadas, o que reafirma como esses novos modelos de negócio estão impactando o mercado.

Aplicabilidade da gestão 4.0 nas empresas

Conforme já citado, a gestão 4.0 pode ser utilizada em empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Contudo, é preciso ter algumas adaptações e atualizações, a fim de conseguir aproveitar as vantagens deste método de gestão. Para que você consiga aplicá-la na sua empresa, abordaremos as principais e mais comuns adequações necessárias para o negócio ter gestão 4.0.

Automação de processos

A automação de processos é a principal responsável pelo aumento de produtividade do seu time, redução de custos e melhoria dos resultados. Não é necessário fazer grandes alterações na empresa para contar com processos automatizados. Pequenas mudanças já podem gerar bons resultados. Para isso, converse com seus colaboradores e identifique onde o time está colocando seu esforço. É nesses pontos do processo que a automação tem maior impacto.

No varejo, um exemplo de automação é o envio de e-mail para clientes que não visitam a sua loja há algum tempo. Com o registro de visitas e compras, você sabe quando foi a última vez que ele o visitou. Através de ferramentas de envio de e-mail, você pode disparar automaticamente uma mensagem contendo descontos para os consumidores que não vão à sua loja num período de 30 dias, por exemplo.

Integração de setores

Na gestão 4.0, é ultrapassado o modelo de gerenciamento por setor segmentado. Visto que a empresa deve estar focada em gerar melhores experiências para o seu consumidor, todas as informações e dados gerados devem conversar entre si.

Para isso, é possível realizar encontros com os líderes de diferentes setores da empresa. Contudo, é fundamental o uso de sistemas que façam a conexão entre essas informações, descentralizando-as. Compartilhando-as com diferentes times, insights importantes serão gerados para a criação e execução de novas estratégias para melhor atender o seu consumidor.

Ferramentas de gestão de dados

Como dissemos, há milhares de dados sendo gerados a todo instante. Porém, é preciso transformá-los em informações para que depois se tornem estratégias e ações que de fato tragam resultado para a empresa.

Para isso, é de extrema importância a utilização de ferramentas para o gerenciamento dos dados. Por meio de softwares você consegue ter todas as informações em um só lugar, o que facilita o seu gerenciamento, acompanhamento e geração de relatórios.

Além disso, essas ferramentas de gerenciamento do relacionamento com consumidor (CRM), ou ERPs, geram informações de fonte confiável e única, assim como oferece tecnologias que garantem a segurança das informações da sua empresa, evitando ataques de hackers por exemplo.

Algo fundamental para a gestão 4.0 é estar sempre atento às tendências que aparecem e aplicá-las no seu negócio. Para que uma empresa mantenha seu destaque perante os concorrentes, os profissionais e os processos da organização devem estar, constantemente, sofrendo alterações e se adaptando a esse novo modelo de gestão.

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