Inovações tecnológicas para ajudar pequenos negócios

3 minutos para ler

Durante a pandemia, muitas empresas, principalmente as de médio e pequeno porte, sentiram o forte impacto da economia fechada e precisaram se reinventar para continuar no mercado. 

Como o próprio cenário mostrou, investimentos tecnológicos são poderosos aliados em momentos como este, pois podem permitir a continuidade do seu negócio – e até mesmo uma reformulação do próprio. 

Hoje trouxemos algumas dessas inovações como dicas para você atualizar seu negócio. Confira. 

 
Automação de processos 

Estamos na era digital e, cada vez mais, os processos manuais vão perdendo lugar no nosso dia a dia e se tornando obsoletos. Realizar atividades administrativas com papel e caneta, além de ser mais dificultoso, pode atrasar todo o processo. 

Por isso, recorrer a métodos ágeis e digitais para a realização dessas atividades pode ser um bom caminho. Atualmente, já existem diversas plataformas gratuitas que auxiliam na realização de funções administrativas. Programas de documentos ou planilhas já podem ajudar bastante a manter seu negócio mais ágil e organizado. 

 
Investir na “Internet das coisas” 

Este termo, se refere a uma revolução tecnológica que visa conectar itens e atividades do cotidiano a internet, afinal, o avanço da tecnologia e dos processos que ela auxilia vai para muito além das atividades administrativas. A internet das coisas mostra que diversos métodos podem ser contribuintes para realização dessas outras atividades. 

Serviços de logísticas são ótimo exemplo disto, é um fato que este serviços, se feitos de maneira tradicional, podem ser um pouco mais caros, por isso, pode ser interessantes utilizar meios alternativos, como por exemplo, startups com plataformas que trabalham com este serviço de maneira rápida e mais em conta. 

 
Trabalhar junto com influenciadores 

Uma maneira de utilizar bem as tecnologias é trabalhar com as mídias sociais, mas especificamente, com influenciadores digitais. Falando de pequenos empreendedores, realizar parcerias com influenciadores “menores” e mais regionais pode ser mais interessante, inclusive, neste caso, eles costumam divulgar o negócio em troca de produtos, kits especiais etc. 

É um modelo mais orgânico, onde você pode enviar um de seus melhores produtos para um influenciador da sua cidade ou bairro, e convidá-lo para que ele faça a divulgação daquele recebimento na rede social marcando sua loja. 



Estes foram apenas alguns exemplos de como se pode usar a tecnologia para alavancar seu negócio, mas, sabemos que o mundo das inovações tecnológicas é extremamente mais amplo e com infinitas possibilidades, o importante é não ficar de fora desses avanços. 

Posts relacionados

Deixe um comentário