onde empreender onde empreender

Onde empreender no próximo ano? 11 opções de nichos de mercado

7 minutos para ler

Ganhar uma renda extra é uma preocupação de todo brasileiro. E o mais comum é sentir falta de orientações de onde empreender, seja por não entender bem quais são seus talentos, seja por não conhecer os nichos de mercado que estão mais em alta.

Vale fazer um esclarecimento aqui: nicho de mercado é um termo para definir públicos ou segmentos que têm as necessidades pouco exploradas ainda. Por exemplo, aquela sua conhecida com intolerância à lactose, será que ela consegue encontrar sobremesas gostosas com facilidade? Pois é! Empreender de forma eficiente tem a ver com preencher essas lacunas.

Ou seja, estamos falando de grandes chances, em que há muito espaço para você crescer e faturar um dinheiro extra — importantíssimo para planejar-se financeiramente com mais folga. Este texto vai abrir seus horizontes para boas oportunidades de mercado! Vamos nessa?

Onde empreender: confira 11 nichos de mercado em alta!

Muita gente fala em ganhar uma renda extra na internet, mas fora dela também existem bons espaços. Claro, se você apostar no meio virtual para fazer sua divulgação, suas chances de crescimento se multiplicam. A seguir, você conhecerá as melhores ideias!

1. Comida de rua

Comer em casa se tornou um luxo, ao qual poucos tem acesso. Isso porque, hoje, a maioria das pessoas sai cedo e só volta à noite. Portanto, refeições na rua não são apenas uma moda, mas uma necessidade — e até os food trucks deram uma gourmetizada no negócio, para atender aos mais variados públicos.

Mas você não precisa necessariamente de um desses para começar. Vender em pontos variados pode ser um ótimo começo — portas de faculdade, prédios corporativos e lugares de lazer são uma ótima ideia. Uma vez que você não tem aluguel de ponto comercial, não precisará de muitos funcionários, e a margem de lucro acaba sendo maior.

2. Alimentação alternativa

É nítido que boa parte das pessoas está em busca de uma vida mais saudável, e a dieta é parte importante desse caminho, por isso, muito se fala em restrições alimentares. Como elas podem ser o seu diferencial, atenção a algumas ideias:

  • sobremesas zero lactose: uma vez que há os intolerantes e os que optam por não comer nada com esse ingrediente;
  • refeições orgânicas: saladas, almoços e sanduíches naturais são opções certeiras;
  • alimentos fit: brigadeiro de Whey Protein? Pasta de amendoim? Refeições low carb, ou seja, com pouco carboidrato? Todas essas opções têm muita procura — parcerias com academia e personal trainers são ideias interessantes;
  • opções veganas: pratos sem nada de origem animal vêm ao encontro de um estilo de vida que está crescendo demais!

3. Assistente virtual

Todo mundo precisa de organização no dia a dia, mas não são todos os profissionais que podem contratar uma secretária exclusiva, oito horas por dia. Dessa maneira, você pode oferecer seus serviços de assistente virtual a inúmeras pessoas e ter uma cartela fixa de clientes, como advogados, dentistas, consultórios médicos, personal trainers etc.

Entre as funções, estão organizar agendas, marcar reuniões, enfim, facilitar a vida de profissionais liberais ou não. O mais interessante é que você pode trabalhar da sua casa, usando computador e celular, ou seja, tudo o que você já tem!

4. Cuidador de idosos e acamados

Em 2030, o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo e a pergunta que fica é: quem vai cuidar dessas pessoas? O cuidador de idosos é a pessoa indicada para ajudar os mais velhos a terem qualidade de vida, realizando tarefas simples, como levá-los ao banheiro e oferecer companhia para passar o dia, enquanto os familiares trabalham.

Para isso, é interessante apostar em um curso livre de cuidador, que habilite você para trabalhar com idosos e pessoas acamadas. Após o curso, é hora de oferecer seus serviços e criar uma boa cartela de clientes.

5. Mundo pet

O mercado de animais de estimação cresce em ritmo rápido e até 2020 pode faturar até R$ 20 bilhões, só no Brasil. Mas como usar isso ao seu favor e onde empreender nesse nicho sem necessariamente abrir um pet shop?

Você pode fazer roupinhas para os animais, coleiras e guias para passear. Além disso o serviço de pet sitter, como uma babá dos bichos, é algo interessante para quando os donos viajam e não sabem com quem deixar seus “filhos”.

6. Dedicação a crianças

É possível fazer cursos para ser babá, investir na produção de roupas infantis, papinhas caseiras para os pequenos, brinquedos feitos a mão, customizar peças de decoração para o quarto, produzir bolos temáticos para os famosos “mesversários”. Ou seja, o setor infantil é enorme e depende muito da sua criatividade para se dar bem nele!

7. Beleza

O brasileiro é vaidoso e esse mercado atende tanto mulheres quanto homens. Para se dar bem, alguns cursos profissionalizantes podem ser uma boa opção. Ficou na dúvida sobre qual área apostar? Atenção às boas oportunidades, concentradas nos cuidados com:

  • pele (limpezas, peelings e fabricação de produtos caseiros);
  • maquiagem;
  • cabelo (cortes, hidratações e diversos tratamentos);
  • unhas;
  • depilação.

Massagens relaxantes e modeladoras também podem ser uma chance de trabalho. O nicho da beleza permite que você atenda em domicílio ou na sua casa mesmo, bastando ter uma sala específica para isso.

8. Moda feminina

Hoje, a moda feminina é empoderadora, ou seja, atende aos mais diversos estilos e tipos físicos. Segmentos bem específicos estão crescendo, como evangélico, plus size, fitness e vegano. Você não precisa ter um ponto comercial e pode vender na sua casa ou atender nas residências das clientes com hora marcada.

9. Moda masculina

Estamos falando de um nicho em expansão e de consumidores que aceitam pagar mais caro por produtos diferenciados, sabia? O público não quer só roupas e sapatos, acessórios também são superimportantes para a vaidade masculina. Anunciar seus produtos nas redes sociais é um ótimo começo.

10. Jardinagem

Dar dicas e tutoriais na internet é uma ideia de negócio, visto que há públicos consumindo esse tipo de material para aliviar o estresse ou mesmo como passatempo nas horas livres. Oferecer seus serviços para vitrines, casas e condomínios também traz boas chances.

11. Internet

Se você sabe mexer com blogs, lojas virtuais e entende como poucos sobre redes sociais, já tem um negócio em vista! Isso porque muitos não têm noção de como desenvolver uma boa presença na internet. Oferecer seus serviços a profissionais variados é uma chance única de se destacar — e dá para trabalhar de casa mesmo sem tanto investimento!

Como escolher o nicho ideal para você se dar bem?

As ideias de onde empreender são bem variadas, mas, para se dar bem e conseguir ampliar sua renda, não adianta escolher de maneira aleatória. Assim, vale a pena seguir alguns conselhos:

  • encontre um segmento de que goste e para o qual tenha talento — não adianta trabalhar com comida de rua se você não tem jeito para cozinha;
  • busque mercados que não estejam saturados, ou seja, se na sua vizinhança tem muita manicure, ofereça outros serviços de beleza para escapar da forte concorrência;
  • comece com um negócio cujo investimento não vá pesar demais nas suas finanças;
  • varie suas ofertas com frequência para que você tenha sempre um diferencial e as pessoas não se cansem do seu serviço.

Você viu que as oportunidades de onde empreender são variadíssimas. Resta a você fazer um bom planejamento e colocar sua capacidade e criatividade para jogo. Além disso, é importante sempre olhar sua concorrência para não ficar para trás, combinado?

Quer mais dicas para seguir com seus projetos pessoais e melhorar seu faturamento mensal? Então, assine agora mesmo nossa newsletter para receber conteúdos como esse em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário