Premiação para vendedores Premiação para vendedores

Premiação para vendedores: 5 ideias para mantê-los motivados

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma equipe de vendas mais feliz e motivada é uma equipe que vende mais. Entre ações de marketing de incentivo, palestras motivacionais e outras atividades que o gestor pode promover, temos, também, a boa e velha premiação para vendedores. Premiar funcionários de destaque não é um gasto, mas um investimento no seu melhor capital humano — e um jeito de ficar longe dos altos índices de turnover do varejo

Neste artigo, o Blog da FortBrasil traz para você 5 ideias para premiar seus vendedores e, ainda, três erros fatais que você não deve cometer na hora de criar campanhas do tipo. É só seguir. Boa leitura!

Bônus em dinheiro ou aumento nas comissões

Às vezes, quanto mais simples, melhor: se há uma premiação 100% certeira, esta é o dinheiro. Se você já trabalha com metas de vendas e comissões, pode pensar em formas de criar incentivos extras para aqueles vendedores que conseguirem extrapolar esses objetivos primários. 

Uma ideia é criar bônus fixos para vendedores que atingirem certos valores; outra, é um aumento na porcentagem da comissão para quem ultrapassar uma segunda meta, mais alta que a padrão.

Presentes que façam sentido para seus colaboradores

Quem não gosta de ganhar presentes, certo? É importante conhecer o perfil do seu time de colaboradores para que os presentes sejam realmente motivadores. Algumas ideias clássicas são: 

  • viagens pagas, como um final de semana com acompanhante em um bom hotel-fazenda ou pousada litorânea da sua região;
  • vale-presente de uma loja de roupas queridinha dos seus funcionários;
  • bebidas alcoólicas, como um bom vinho, um kit de cervejas artesanais ou uma garrafa de uísque, rum, vodka etc.;
  • eletrônicos, como laptops e tablets;
  • um dia de folga paga.

Se você estiver inseguro quanto a qual presente realmente agradaria seus funcionários, não tem nada de errado em perguntar. Você pode rodar uma pesquisa interna pedindo sugestões, uma enquete com algumas opções de voto ou até mesmo um breve formulário perguntando algo como “caso você seja o vendedor do mês, qual dos seguintes presentes gostaria de receber?”.

Festas ou jantares para o time todo

As metas e premiações individuais estão normalmente em foco quando falamos de marketing de incentivo para vendedores, mas é interessante também trabalhar com um pensamento de grupo. Você não quer que uma competitividade sadia se transforme em outra destrutiva, em que seus funcionários não colaboram uns com ou outros, ou, pior, sabotam o trabalho alheio.

Festas ou jantares para todo o time são uma ótima opção para manter o ambiente saudável e criar um senso de trabalho em equipe. Você pode, por exemplo, estimular metas trimestrais e em uma reunião anunciá-las juntamente ao prêmio. Se sua equipe é bastante jovem, uma festa com comes e bebes pode ser o incentivo perfeito; já em um time mais maduro, um jantar na faixa em uma pizzaria ou churrascaria pode combinar mais.

Invista nos seus funcionários

Nós já citamos essa frase de Henry Ford aqui no Blog da FortBrasil, mas ela certamente merece replay: “a única coisa pior que treinar seus vendedores e eles deixarem sua empresa, é não treiná-los e eles ficarem”.

Você pode premiar um vendedor destaque com um curso online em gestão de vendas ou marketing em alguma instituição renomada, por exemplo. Instituições como a FGV e a ESPM, duas das maiores escolas de negócios do país, oferecem várias opções de cursos a distância.

O investimento, nesses casos, pode ser alto, mas é o que dá para chamar de relação “ganha-ganha”, em que todos os envolvidos levam vantagens. Seu vendedor destaque recebe um presente e trabalha mais motivado, enquanto você passa a ter um funcionário mais qualificado, que pode implementar novos métodos no seu negócio e melhorar sua área de vendas.

Mais ou menos no mesmo sentido, você pode premiar com ingressos e passagens para grandes eventos, conferências ou palestras relacionados à área de vendas.

Prêmios personalizados

Outra ideia é criar algo especial que complemente o bônus em dinheiro ou o presente. Pode ser uma camiseta personalizada com alguma frase divertida, o bom e velho quadro de vendedor do mês ou algum outro brinde que você pensar. A ideia aqui é mostrar que houve carinho e dedicação na hora de reconhecer o trabalho dos seus colaboradores.

Bônus: 3 erros para não cometer 

Você pode estar, a essa altura, cheio de ideias para premiar seus vendedores de destaque, mas alguns cuidados e processos são essenciais para que tudo isso não se torne um gasto sem retorno ou, então, tenha o efeito oposto do desejado. Vamos a eles.

Não ter métricas

Quase tudo no mundo dos negócios pode ser medido, basta que você encontre o indicador certo. Com marketing de incentivo e premiações não é diferente. Se você quer ter uma noção exata do impacto das premiações no desempenho dos seus vendedores, acompanhe os números!

Antes de implementar as premiações levante os números atuais dos seus vendedores e ‘ observe o impacto que a novidade terá nas vendas. Se você trocar o prêmio, repare se isso causa alguma mudança significativa. Rode, periodicamente, uma pesquisa de clima anônima e pergunte sobre a política de premiação de empresa. 

Incentivar uma competição exacerbada

Já citamos esse fator anteriormente no texto, mas não custa reforçar. A linha que separa a competição saudável daquela que é tóxica, capaz de elevar o nível de estresse, o absenteísmo e atritos pessoais, é bastante tênue.

Uma das dicas é criar metas e prêmios que são coletivos e valorizam o esforço de todos. Se você for entregar prêmios mensais ou trimestrais vale a pena também reconhecer o esforço do segundo e terceiro colocados, mostrando que você, como líder, enxerga além da competição pura e simples e sabe que toda venda importa. A já citada pesquisa de clima também é um ótimo recurso nesse mesmo sentido.

Criar metas irrealistas

Por último, mas não menos importante, você pode ter todos os efeitos opostos ao que deseja se as metas a serem alcançadas para ganhar os prêmios forem simplesmente irreais. 

Se para ganhar aquela superviagem no fim do ano ou o jantar na faixa na melhor churrascaria da cidade, seus funcionários precisam alcançar números impossíveis, tudo o que você vai conseguir é desmotivá-los e voltá-los contra a sua liderança. Metas devem, sim, ser desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas.

No fim das contas, a premiação para vendedores tem como objetivo, de um lado, manter seus colaboradores motivados, e do outro, claro, aumentar as vendas. Se você gostou deste conteúdo, já aproveitando o gancho, confira este artigo com 8 maneiras de aumentar o fluxo de clientes e lucrar mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário