processadora de pagamentos processadora de pagamentos

Como escolher uma processadora de pagamentos

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Fazer uma venda por cartão de crédito ou débito parece muito simples, não é mesmo? Mas, nos bastidores dessa transação, seja no varejo físico, seja virtual, existem diversos serviços que permitem que a operação ocorra com segurança e rapidez. 

Para quem está começando um novo negócio ou quer melhorar a saúde financeira da sua empresa já consolidada, saber como funciona cada serviço interno é muito importante para uma gestão financeira de qualidade. 

Dentre as entidades que realizam essas transações, uma que vem se destacando é a processadora de pagamentos. Essa organização faz o papel de pessoa jurídica e possibilita a movimentação de recursos entre dois agentes. 

Para entender como funciona uma processadora de pagamentos e quais as vantagens de ter esse serviço na sua loja, continue a leitura e saiba mais!

O que é e qual a função de uma processadora de pagamentos?

Para fazer negócios com qualquer pessoa, obviamente, é preciso ter uma conta bancária para receber todos os pagamentos. O problema é que a burocracia brasileira cria um lentidão para executar esse tipo de operação, além de ser um serviço caro e que nem sempre supre as necessidades das organizações. 

Por isso, a maneira mais eficaz de receber os pagamentos de seus clientes é por meio de uma processadora, que funciona como uma intermediária entre você, empresário e as instituições financeiras. 

A processadora de pagamentos é uma provedora integrada de serviços financeiros nacionais e internacionais, incluindo pagamento de boletos bancários e realização de transferências, suporte ao cliente, diligência prévia para remessa e soluções de Forex. 

Além disso, outro diferencial desse serviço é que, geralmente, uma processadora tem parceiros financeiros e aceita diferentes administradoras de cartão de crédito, o que permite às empresas oferecerem aos clientes várias opções de recebimento de forma simples e sem burocracia, o que facilita e aumenta o número de vendas e negócios. 

No entanto, vale ressaltar que uma processadora de pagamento não é um banco, e sim uma instituição financeira. Embora, elas não ofereçam serviços de financiamento e empréstimo para clientes, elas vêm se tornando cada vez mais populares, uma vez que permitem formas de pagamento ágeis, flexíveis e práticas. Esse conjunto de benefícios, logo, reduz a chance de desistência da compra, além de aumentar o faturamento das empresas atendidas.

Portanto, o objetivo desse tipo de serviço é facilitar e flexibilizar movimentações financeiras. Uma processadora de pagamentos é uma alternativa aos bancos tradicionais, sendo um serviço inovador e menos burocrático. Continue acompanhando o próximo tópico para entender melhor os benefícios!

Quais vantagens ela oferece a sua loja?

O uso de uma processadora de pagamentos traz inúmeros pontos positivos para seu negócio. Por oferecer serviços inovadores, ela consegue tornar toda a sua operação financeira mais prática e ágil. A seguir, listamos algumas vantagens desse tipo de serviço para ajudar você a entender melhor seu funcionamento. Confira!

Integração de diferentes métodos de pagamento

Hoje em dia existem diversas formas de pagamento: contactless via celular ou cartão, sem maquininha, crediário no cartão de crédito, boleto, e por aí vai. Uma grande vantagem de utilizar o serviço de uma processadora de pagamento é que ela, normalmente, oferece uma ampla gama de opções de pagamento. Com uma única API, você tem acesso a todos os métodos disponíveis. 

Maior proteção antifraude

As processadoras de pagamentos possuem soluções próprias de prevenção de fraude. Mas, além de integrar-se com os serviços delas, esses softwares também podem ser utilizados em produtos de terceiros, garantindo maior segurança para suas operações. Essa é uma vantagem muito importante, afinal, é imprescindível garantir a segurança dos dados de pagamento para evitar problemas.

Check-out transparente

Ter um check-out transparente garante melhores taxas de conversão. Com uma processadora de pagamentos isso é totalmente possível, independentemente da forma de integração. Muitas intermediadoras oferecem, inclusive, um check-out transparente para integração via API, iFrame e extensões para plataformas de e-commerce.

Pagamento antecipado

Um grande benefício das processadoras de pagamento é que elas oferecem a possibilidade de pagamento antecipado sem a cobrança de taxas. A maioria delas disponibiliza essa alternativa para compras parceladas, o que é um diferencial das adquirentes que fazem o repasse mês a mês. 

Como escolher uma processadora de pagamentos? 

Da mesma forma que existem diferentes bancos, há diferentes processadoras de pagamento. Cada uma apresenta serviços, taxas e valores específicos, que devem ser analisados na hora da contratação. Separamos alguns pontos que merecem a sua atenção. Veja só!

Funcionamento em uma única plataforma

A centralização das informações em uma única plataforma facilita e flexibiliza as operações financeiras. Por isso, procure por uma processadora que ofereça todas as ferramentas de transação em um único lugar, seja de compras ou vendas. Além disso, ter todas as informações concentradas em uma única plataforma ajuda a evitar erros e perdas de dados.

Possibilidade de uso via mobile

O uso de celulares para fazer as mais diversas tarefas é uma crescente constante. Pensando nisso, opte por processadoras que permitam a administração de cartões via mobile. Isso além de ser mais prático, é muito útil para situações de emergência ou para gestão a distância.

Segurança

É incontestável a importância de se manter os dados e as informações de pagamento em segurança. Por isso, é fundamental que a processadora ofereça recursos de segurança e tenha uma política cibernética forte, além de oferecer um boa base de atendimento ao cliente para tirar dúvidas. 

Taxas de serviço

Além da taxa fixa, algumas processadoras de pagamentos cobram uma taxa variável. Isso porque, como elas precisam pagar adquirentes e bancos e, claro, ter um lucro, os valores acabam sendo um pouco maiores, mas o custo-benefício é justificado. No entanto, é importante atentar para as taxas cobradas e aos valores para conseguir negociar uma margem que atenda a sua necessidade.

O serviço oferecido por uma processadora de segurança é inovador, prático e menos burocrático. Mas, ainda assim, é importante analisar com cautela todas as opções e levar em consideração as necessidades do seu negócio na hora de tomar uma decisão, vai garantir que você faça a melhor escolha para a sua empresa. 

Neste artigo, explicamos como escolher uma processadora de pagamentos. Ao utilizar esse serviço, você garante maior rapidez e praticidade nas suas vendas. Mostre ao seu consumidor que sua empresa está pronta para atender a todas as necessidades dele de forma ágil. Dessa forma, será possível garantir maiores resultados para seu negócio.

Quer receber outros conteúdos como este? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades diretamente em seu email!

Posts relacionados

Deixe um comentário