Saiba mais sobre o reajuste do salário mínimo para este ano de 2021

3 minutos para ler

Quando chega o final do ano vamos ficando ansiosos por algumas dúvidas: “quem será meu amigo secreto?”, “com que cor de roupa vou virar o ano?”, e é claro: “quanto será o salário mínimo no ano que vem?”. 

Com certeza, o reajuste do salário mínimo é uma notícia pelo qual diversos brasileiros aguardam no final do ano. A possibilidade de receber um pouco mais e ter aquela ajuda para pagar as contas do início do ano, ou comprar produtos novos causa muita expectativa no aumento do valor do benefício. 

Neste post, vamos te explicar um pouco mais sobre este reajuste, sobre a inflação que o acompanha, seus valores e como ele pode ser aproveitado


Quanto será o salário mínimo? 

O novo reajuste do salário mínimo para 2021 aumentou o valor do benefício em 5,26%, ou seja, o valor que antes era de R$ 1045,00 (mil e quarenta e cinco reais) agora será de R$ 1100, 00 (mil e cem reais). 


Quem terá direito a este ajuste? 

Este valor é aplicável para todos os trabalhadores, sejam do setor público ou de empresas privadas, bem como também para aposentados e pensionistas, de acordo com Governo Federal. 

Powered by Rock Convert


O salário está acima da inflação? 

No último reajuste feito pelo Governo Federal no ano passado (2020), bem como neste ajuste atual, o valor do salário mínimo se mantém abaixo da inflação. Proposta diferente dos governos anteriores, onde o valor do benefício estava acima da inflação e foi aprovado pelo Congresso Nacional. 

O valor inferior traz consigo menos poder de compra para a população. Ou seja, o aumento do valor-dinheiro não significa o aumento que este valor-poder de compra tem no mercado. Isso ocorre porque a cada ano os produtos vão ficando mais caros e, neste caso, valor do salário mínimo não está acompanhando este aumento. 


Quais os impactos deste reajuste na economia brasileira? 

Além do poder de compra inferior já citado acima, o novo reajuste do salário mínimo causa alguns outros impactos na economia brasileira.  

O aumento do salário traz mais despesas para o Governo Federal e isso acaba diminuindo o valor de aplicação em alguns outros setores mais “livres” do Governo, porque no final das contas, sobra menos dinheiro para esta aplicabilidade.  


Dicas de como aproveitar melhor meu salário 

  • Crie um planejamento financeiro (mais adiante te ajudaremos com esta parte); 
  • Cuidado com o Cartão de Crédito (sempre use-o de maneira consciente); 
  • Procure deixar um pouco de reserva do seu salário para emergências; 
  • Busque por promoções, de forma moderada; 

Posts relacionados

Deixe um comentário