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Transformação digital: o que é e como está impactando o varejo?

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A transformação digital vem revolucionando cada dia mais o modelo de negócio de muitas empresas, ao implementar tecnologias para melhorar resultados. Diante do atual contexto de disrupção, as lojas que investirem em inovação estarão em destaque nos próximos anos. 

O uso da tecnologia no varejo vai permitir remodelar processos, personalizar a experiência do cliente, aumentar as vendas e melhorar a interação entre marcas e consumidores. A transformação digital está conseguindo promover a eficiência e redução de custos de forma nunca vista antes. 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que significa na prática a transformação digital do varejo, quais os impactos dela e como começar esse processo na sua loja. Não perca tempo, continue a leitura e saiba mais!

O que é transformação digital?

Quando falamos em transformação digital, estamos nos referindo ao processo implementação da tecnologia para melhorar o desempenho das empresas e garantir resultados melhores. No que diz respeito ao varejo, isso se reflete diretamente na experiência de compra.

Na prática, significa utilizar cada vez mais a tecnologia para criar e melhores formas de interação, não apenas com os clientes, mas com o público em geral, aumentando assim o potencial de atração de leads

O conceito fica mais claro quando pensamos em tecnologias como os “Chatbots” — programas que simulam uma conversa humana, como a Lu da Magazine Luiza. Quando utilizada, essa ferramenta automatiza tarefas repetitivas, como dúvidas frequentes, abrindo espaço para que a empresa foque em problemas mais complexos. 

Uma vez que a transformação digital é implementada na infraestrutura de negócio, as organizações passam ser fundamentadas em processos digitais. É a partir daí que a mudança começa, ao modificar a maioria dos elementos e da estrutura operacional, aumentando sua capacidade e desempenho.

Quais são os impactos da transformação digital no varejo?

Para entender os impactos da transformação digital no varejo, nada melhor do que conhecer mais sobre as tecnologias que estão revolucionando este setor e melhorando o relacionamento das empresas com os clientes. Separamos as principais delas, veja a seguir!

Chatbot

O chatbot é um assistente virtual utilizado para gerenciar a comunicação com os clientes de forma automática, assegurando maior rapidez nas respostas das dúvidas dos consumidores e melhorando o atendimento. 

A grande vantagem dessa tecnologia é que ela pode ser implantada em diferentes canais, como sites, aplicativos próprios, redes sociais e WhatsApp. O chatbot funciona por meio de um software de troca mensagens predefinidas. 

Realidade Virtual

Parece coisa de filme futurista, mas não é. A Realidade Virtual (RV) é um programa de computador que tem a capacidade de simular um campo de interação com a pessoa, impactando diferentes sentidos ao mesmo tempo. 

Um exemplo prático do uso da Realidade Virtual no varejo é o uso de óculos RV para promover uma interação entre o consumidor e o produto antes mesmo de finalizar a compra, isso melhora a experiência do cliente que ao comprar seu produto já sabe como ele vai funcionar. 

RFID 

RFID é a tecnologia utilizada para pagamento automático de pedágios, mas que também pode ser aproveitada no varejo de diversas maneiras. Com ela, por exemplo, é possível que ao finalizar as compras em um supermercado, o cliente apenas faça a leitura do carrinho, sem precisar de passar cada item no caixa. 

Além disso, a RFID permite ao estabelecimento controlar melhor seu estoque, por meio do rastreamento de produtos. Por exemplo, uma loja de roupas pode usá-la para mapear as peças que os clientes experimentaram, mas não levam, gerando um insight para criar promoções, ou pode utilizá-la para encontrar padrões de comportamento entre seus compradores.

Inteligência Artificial

Dentre todas as tecnologias que apresentamos aqui, a Inteligência Artificial (IA) é, ainda, a menos conhecida das pequenas e médias empresas. No entanto, ela é uma das maiores tendências do mercado para os próximos anos. 

Seu uso pode ser aproveitado de diferentes maneiras, como expor os produtos em um supermercado de acordo com o histórico de navegação dos consumidores, ou para analisar informações em tempo real e criar promoções exclusivas que se encaixam perfeitamente nas preferências de determinados compradores.

Além disso, a Inteligência Artificial pode ser utilizada também para potencializar os chatbots. Os modelos mais avançados disponíveis no mercado na atualidade são desenvolvidos com base nessa tecnologia. 

Por onde começar a transformação digital na sua loja?

Já não é mais novidade que o perfil dos consumidores mudou. Hoje, eles são muito mais exigentes e buscam excitação, significado, relevância, conexão social, autenticidade e status. Isso tudo pode ser oferecido aos seus clientes com a utilização da tecnologia, a fim de melhorar a experiência de compra. 

A transformação digital é útil não apenas para atender às expectativas dos clientes, como também para aumentar a eficiência dos negócios, melhorar a gestão de custo de maneira significativa e potencializar o desenvolvimento de novos mercados. 

O primeiro passo para começar a transformação digital é entender que existe uma pluralidade de canais de vendas. Por isso, uma das primeiras coisas que as empresas precisam fazer é criar uma loja virtual. O omnichanel, por exemplo, nada mais é do que essa interação entre pontos físicos e virtuais. 

Outro ponto que merece a atenção é o uso de softwares para gestão da loja, que melhorem o controle de estoque, permitam a automação de vendas e marketing. O uso dessas ferramentas permite otimizar tarefas, evita erros e potencializa a produtividade. 

Oferecer diferentes formas de pagamento também é uma estratégia que deve ser utilizada. O mercado de crédito já oferece pagamento contactless via celular e cartões, além de pagamentos sem máquina de cartão

Por fim, vale ressaltar a importância de atentar às tendências e inovações no mercado. Além disso, é essencial desenvolver boas práticas, como criação de uma cultura de dados para dar apoio ao uso de todas essas tecnologias. As informações são essenciais para o crescimento dos negócios. 

Com a transformação digital e essas novas tecnologias o futuro da sua loja será incrível. Por isso, faça o quanto antes um planejamento estratégico para iniciar o processo de digitalização organizacional e aproveite essa oportunidade para estar à frente dos seus concorrentes. 

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